Ato reuniu representantes dos hospitais, Município, Estado e Itaipu Binacional

Profissionais de saúde recebem Moção de Aplauso na Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal realizou a entrega da Moção de Aplauso nº 01/2021 na quarta-feira, 15 de setembro. A honraria foi proposta pela vereadora Anice Gazzaoui (PL) para homenagear os profissionais de saúde que estão há 18 meses na linha de frente de combate à pandemia de covid-19, no município de Foz do Iguaçu. O ato reuniu representantes dos hospitais Padre Germano Lauck; Ministro Costa Cavalcanti; Unimed; Secretaria Municipal de Saúde; Itaipu Binacional e Secretaria de Estado de Saúde.

“Estou muito feliz e honrada. Dentre todas as homenagens que pude oferecer, essa está sendo das mais emocionantes. Pessoas que deram a vida e não mediram esforços para salvar vidas. As decisões rígidas e duras eram necessárias para gente ter o controle da situação. Vimos a união entre o Sus e os planos de saúde. A dor dos profissionais que choraram com os familiares, com os que não conseguiram se salvar. Todos foram importantes para construção da nova realidade”, pontuou Anice.


Placas foram concedidas para Iélita Silva, diretora da 9ª Regional de Saúde, representante do Governo do Paraná; Sergio Fabriz e Dr. Amon Mendes Franco de Souza, da Fundação Municipal de Saúde; Fernando Cossa, diretor-superintendente do Hospital Ministro Costa Cavalcanti; Cristiane Uyeno, gerente administrativa do Hospital Unimed; general João Francisco Ferreira, diretor-geral da Itaipu Binacional e Rosa Maria Jeronymo Lima, secretária municipal de Saúde.


Sergio Fabriz relembrou as dificuldades e os momentos difíceis à frente do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. “Criamos mais de 70 leitos. Internamos mais de 4 mil pacientes. Atendemos na UPA mais de 20 mil pacientes em apenas três meses e meio. Essa moção vai primeiro a todos os funcionários do hospital, 1.455 no total. Tem funcionário que trabalhou 36 horas seguidas sem ir para casa. Os familiares dos profissionais de saúde também devem receber essa gratidão. Outra homenagem aos que se foram. Se não fossem as universidades de Foz a gente não ia conseguir. À Unioeste e Unila meu grande agradecimento”.


Fernando Cossa, diretor-superintendente do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, agradeceu aos médicos e profissionais que atuaram no combate à pandemia dentro do hospital, profissionais do laboratório, serviço de teleorientação e serviços de higienização. “Vimos muitas lágrimas. Em dezembro de 2019, nosso pessoal do estoque iniciou a compra de insumos e medicamentos. Foram muitas equipes mobilizadas de dia e de noite. Quantas noites mal dormidas e não dormidas. Cerca de 1500 funcionários, 500 médicos, mais de 2.500 pessoas circulam no Hospital Ministro Costa Cavalcanti”.


Ielita Silva, da 9ª Regional de Saúde, disse: “Nós imaginávamos que seriam três ou seis meses, mas jamais o que está sendo hoje. Hoje a 9ª Regional conta com 95 leitos de UTI Covid. E infelizmente se mantiveram na sua capacidade de quase 100%. Trouxemos a união como algo positivo da pandemia. Tudo o que foi feito com cada um dos profissionais de saúde foi feito de coração. Isso é um momento de gratidão a todos. Muito obrigada a Itaipu que se propôs a equipar leitos quando não tínhamos mais recursos. Não posso deixar de agradecer a equipe de epidemiologia da 9ª Regional de Saúde. Tenho muito orgulho de ser servidora pública, eu escolhi servir”.


“O grande mérito de estarmos em situação de maior conforto em relação a outras regionais do Paraná é fruto do esforço do Executivo. Medidas energéticas, duras e impopulares foram tomadas e muitas vidas foram salvas”, frisou Dr. Amon Mendes Franco de Souza, da Fundação Municipal de Saúde. Rosa Jeronymo Lima, secretária municipal da Saúde ressaltou que “no final do ano anterior (2019), o Chico já falava que a pandemia ia chegar aqui e deveríamos estar preparados. Meu agradecimento à todas e todos os trabalhadores da saúde. Foram muitas mãos envolvidas para que pudéssemos dar conta de algo tão assustador”.


O general João Francisco Ferreira, diretor-geral da Itaipu Binacional, falou das parcerias entre Itaipu e Município. “Faço meus agradecimentos por essa honraria que nos concedem. Cumprimento todos os nossos diretores, colaboradores, todos foram essenciais. As equipes da Itaipu Binacional foram altamente eficientes para que pudéssemos aportar os recursos e tomarmos as providências que nos ajudassem a enfrentar esse momento. Creio que todos estamos com a convicção que sairemos reforçados desses momentos difíceis que passamos e o fator principal foi a solidariedade”.
O presidente da Casa de Leis, vereador Ney Patrício (PSD) enalteceu “essa homenagem. É extensiva a todos os trabalhadores envolvidos direta e indiretamente no combate à pandemia. Todos nos orgulham”.


Ministério da Saúde


Nesta quinta-feira (16), Hélio Angotti Neto, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, representante do Ministério da Saúde, recebeu a homenagem em nome da pasta federal. "Nesta crise que enfrentamos desde o ano passado, que já dava sinais que viria desde final de 2019, obviamente recebemos muitas críticas, o que é normal. O que precisamos ressaltar é o mérito daqueles que se sacrificam ou se sacrificaram. Transmitirei ao ministro Marcelo Queiroga e a todos do Ministério da Saúde. Grandes heróis são os nossos profissionais de saúde", comentou.

Clique aqui para mais fotos do evento



 por Diretoria de Comunicação CMFI — última modificação 17/09/2021 12h06