Airton Machado era vocalista e um dos fundadores do Garotos de Ouro

O vocalista e fundador do Garotos de Ouro, Airton Machado, morreu em um acidente com o ônibus do grupo na madrugada desta segunda-feira (13). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina, o veículo, que era pilotado pelo músico, colidiu contra um paredão de pedras na altura do km 44 da BR-282, em Águas Mornas, por volta de 1h40min.

PRF ainda está apurando as causas do acidente. O veículo teria perdido o controle, saído da pista e batido de frente contra a muralha. 

Thank you for watching

Conforme Delonir Machado, o Neno, irmão de Airton, o músico estava retornando das gravações de uma live show em São Joaquim, no sábado (11), e tinha ficado sozinho com a esposa para aguardar a desmontagem dos instrumentos. Os outros integrantes já haviam retornado para Florianópolis, onde a maioria reside, durante o domingo, de carro. 





Airton viajava acompanhado da esposa, Renata Machado, 32 anos, que teve ferimentos graves. Segundo Delonir, o estado dela é grave, mas sem risco de morte.

Veículo teria perdido o controle e saído da pista

— A gente tá adrenalizado, porque parece que não aconteceu e que não é real esse acidente. É um sentimento de muita tristeza, porque já tivemos outras perdas. Seis anos atrás, o Ivonir (outro irmão) teve um AVC e está incomunicável. E agora essa notícia... Na medida do possível, é entender o que Deus manda e continuar vivendo e rezando, pedindo a Deus que amenize. O Airton tem muitos amigos e fãs, pela pessoa querida que é e fica isso: a amizade e tantas palavras bonitas que temos recebido compensa todo trabalho — comentou Delonir, 56 anos.

Junto com o irmão Ivonir Machado, Airton fundou o Garotos de Ouro em 1976. Ele completaria 63 anos na quarta-feira (15). O velório e a cremação do corpo do músico serão realizados na cidade de Içara, em Santa Catarina, Estado onde morava há 15 anos. As cerimônias ocorrem ainda nesta segunda-feira, a partir das 16h30min.

Em publicação nas redes sociais, o Garotos de Ouro prestou homenagem a Airton. "Calou a gaita mais fandangueira dos bailes do sul do Brasil … Nos deixa uma das maiores influências da nossa música gaúcha, o coração dos Garotos de Ouro chora com uma dor irreparável", diz o comunicado.