Secretário municipal de Planejamento e Captação de Recursos, Leandro Costa, reuniu-se com Tarcísio de Freitas esta semana, em Brasília

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, aprovou o estudo da construção de mais duas interseções na Perimetral Leste para garantir melhor mobilidade e acesso aos moradores da região Leste de Foz do Iguaçu. Os locais dos cruzamentos foram apontados nesta quarta-feira, 20, pelo secretário municipal de Planejamento e Captação de Recursos, Leandro Costa, durante audiência com Freitas em Brasília. 

Acompanharam o encontro, o deputado Ricardo Barros, líder do Governo no legislativo federal, e o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luiz Guilherme Rodrigues de Mello. "Tratamos com o ministro Tarcísio de Freitas sobre as novas obras na Perimetral Leste. Vamos trabalhar para conquistar os recursos federais que o município precisa. Foz merece!", disse Barros.

As duas possíveis interseções, segundo Leandro Costa, serão no trecho de sete quilômetros da perimetral entre a Avenida República Argentina e a BR-277. "O ministro permitiu o estudo da construção das intervenções, sem que comprometam o andamento e orçamento da obra que já está em execução", disse o secretário.

Na reunião ficou acordado que o DNIT vai solicitar para a construtora responsável pela Perimetral Leste a elaboração dos projetos e caberá à prefeitura buscar os recursos para a execução das obras. "Serão duas soluções de passagem que podem ser trincheiras, mas serão os projetos que vão definir os tipos de interseções", disse.

Estudos

Leandro Costa adiantou ao ministro uma outra necessidade que considera urgente: iniciar já os estudos para futura duplicação da Perimetral Leste em função do volume de caminhões - do Paraguai e Argentina - que vão trafegar pela via que está sendo construída em pista simples. 

O ministro adiantou ainda, segundo o secretário, que o trânsito de caminhões paraguaios na Ponte da Integração só serão liberados após a conclusão da Perimetral Leste para evitar o tráfego pesado pelas ruas centrais de Foz do Iguaçu.

Expansão

Uma nova reunião será marcada agora com os técnicos do DNIT, DER, Codefoz e Itaipu Binacional - que está custeando a obra orçada em R$ 336 milhões. Os custos das novas interseções só serão definidos após a execução dos projetos.

O grande Morumbi, entre a Avenida República Argentina e a BR-277, tem 45 mil moradores e é uma região de expansão ao desenvolvimento de Foz do Iguaçu e as interseções vão evitar o trânsito na Perimetral Leste ao cruzar a via. Também somam-se as mudanças no projeto com a construção de dois viadutos nos cruzamentos das avenidas República Argentina e Felipe Wandscheer.

O prefeito Chico Brasileiro afirmou que as novas mudanças são necessárias porque a região Leste terá um plano de expansão urbana com novos loteamentos e empreendimentos comerciais e residenciais. "É preciso planejar bem agora para que não haja qualquer intervenção quando as obras da Perimetral Leste forem entregues. A tendência de crescimento com maior potencial na cidade está nas regiões leste e noroeste", disse.