O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta segunda-feira, 4, a importância da Campanha Outubro Rosa para conscientizar as mulheres sobre os cuidados com a saúde. “O mês é dedicado à prevenção do câncer feminino, mas serve para estimular as mulheres a adotar, ao longo de todo o ano, o hábito de realizar exames para manter uma vida plenamente saudável”, afirma.


Para Romanelli, a campanha deste ano tem uma relevância ainda maior porque um dos objetivos é incentivar e acelerar a realização de exames preventivos, que tiveram queda em razão da pandemia. “A pandemia de Covid-19 alterou os atendimentos nos estabelecimentos de saúde e reduziu a busca por exames. É necessário retomar a prática com toda força possível”, disse.


Mulher por Inteiro - Neste ano, a campanha Outubro Rosa da Assembleia Legislativa foi nominada “Mulher por Inteiro!” e teve a abertura com a realização de uma audiência pública, promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Ao longo do mês a sede do Poder Legislativo ficará na cor rosa e diversas ações de conscientização serão realizadas durante outubro.


Além da audiência pública dedicada à conscientização e prevenção do câncer feminino, o legislativo estadual prestou uma homenagem aos médicos Cícero Urban e Marcelus Nigro, especialista no tratamento oncológico feminino, para Sabrina Matos, do Instituto Humsol (Instituto Humanista de Desenvolvimento Social), Claudia Gaby e Simone Ribeiro, representantes da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama).


Com a assessoria.