A lei que concede o título de Cidadão Benemérito ao ex-jogador  Barcímio Sicupira Júnior foi sancionada pelo governador Ratinho Junior (PSD) e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 20 de outubro. O projeto de lei 13/2021, que havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa, foi proposto pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), Alexandre Curi (PSB), Ademar Traiano (PSDB) e Galo (Pode).


Sicupira é um dos maiores ídolos da torcida do Athetico Paranaense, onde atuou por oito temporadas. Também é artilheiro máximo do clube até hoje, com 158 gols marcados. O ex-jogador nasceu em 1944 na Lapa e iniciou a carreira no Clube Atlético Ferroviário no final dos anos 1950. Em 1964 se transferiu para o Botafogo (RJ), onde jogou ao lado de craques como Nilton Santos, Gerson, Jairzinho e Garrincha.


Em 1968 foi contratado pelo Clube Atlético Paranaense, onde viveu seus melhores e mais emocionantes anos no futebol. O time conquistou o título estadual de 1970, após um jejum de 12 anos. Em 1972 atuou no Corinthians, ao lado de Rivelino. Voltou ao Atlético e jogou até pendurar as chuteiras, em 1975, eternizando-se como “o craque da camisa número 8”.


“Sicupira merece todo o nosso respeito pela bela história construída no futebol. É uma verdadeira lenda e um orgulho para o Paraná por toda a sua trajetória no futebol. Jogou com os melhores da sua época”, afirmou o deputado Romanelli. “O título de Cidadão Benemérito é uma justa homenagem que o Paraná lhe concede”. 


Biografia - Formado em Educação Física, foi professor universitário e da rede municipal de ensino público. Também atuou como comentarista de programas esportivos, no rádio e na televisão, desde os fins dos anos 70.


Em 2020 teve sua biografia lançada no livro “Sicupira – A Vida e os Gols de um Craque Chamado Barcímio” de autoria do advogado e jornalista Sandro Moser, natural de União da Vitória.