A secretĂĄria londrinense, Jacqueline Micali, foi recebida pelo secretĂĄrio Elias de Sousa que apresentou o trabalho integrado realizado em Foz

Data de publicação: 18/11/2021

Foto: Welyton Manoel/PMFI.

O secretĂĄrio de AssistĂȘncia Social de Foz do Iguaçu, Elias de Sousa, estarĂĄ atĂ© sexta-feira (19), com a equipe de Secretaria de AssistĂȘncia Social da Prefeitura de Londrina, liderada pela chefe da pasta, Jacqueline Micali. O grupo veio a cidade para ampliar as relaçÔes de trabalho, dentro da proposta de irmanação entre os dois municĂ­pios. 

Nesta quinta-feira, 18, a comitiva conheceu o funcionamento detalhado do setor, como os programas desenvolvidos por meio do Sistema Único de AssistĂȘncia Social (SUAS), cursos de formação profissional desenvolvidos em parceria com o SENAI e o envolvimento de todos os ĂłrgĂŁos da Prefeitura no trabalho integrado de proteção social. 

Outro importante destaque foi a garantia da segurança alimentar durante a pandemia da Covid-19, atravĂ©s do BenefĂ­cio Eventual Alimentação que atendeu todo pĂșblico prioritĂĄrio do CADÚNICO. 

“Nenhum trabalho Ă© tĂŁo perfeito que nĂŁo possa ser melhorado. Estamos aqui para mostrar, mas tambĂ©m para ouvir e saber o que pode ser reaproveitado, de acordo com a realidade de Londrina. Para todos os colegas de secretariado estĂĄ sendo uma honra poder mostrar os projetos da cidade e aprender com os gestores de nossa cidade-irmĂŁ”, garantiu Elias. 

“Iniciamos um processo de remodelagem da nossa Secretaria e estamos em busca de novos projetos para avançar cada vez mais nas polĂ­ticas sociais. Foz possui uma equipe muito capacitada e vimos como cada setor se empenha para desenvolver um trabalho integrado. Assim que se constrĂłi a proteção social”, elogiou Micali. 

Além da secretaria, participaram também a diretora de Proteção Social Especial, Josiani dos Santos Nogueira, e a diretora de Proteção Social Båsica, Adriana Santos, além da assessora técnica Juliana Catarino.

Por Foz, apresentaram os temas a diretora de Proteção Social BĂĄsica, Fabiana Siqueira; a diretora de Proteção Social Especial, Dayse Bortoli; o diretor de GestĂŁo do Sistema Único de AssistĂȘncia Social (SUAS), AndrĂ© Santos; entre outros membros da equipe tĂ©cnica da Secretaria Municipal de AssistĂȘncia Social.

O grupo tambĂ©m esteve no Centro de ReferĂȘncia Especializada de AssistĂȘncia Social (CREAS II), para conhecer o Serviço de Proteção a Atendimento Especializado Ă s FamĂ­lias e IndivĂ­duos (PAEFI), medidas socioeducativas, e crianças e adolescentes ameaçados de morte.

JĂĄ na sexta-feira (19), no CRAS SUL, haverĂĄ agenda no perĂ­odo da manhĂŁ, com reuniĂ”es abordando assuntos como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral Ă s FamĂ­lias (PAIF), o Serviço de ConvivĂȘncia e Fortalecimento de VĂ­nculos (SCFV), vinculado aos CRAS.


Cidades-irmĂŁs

A irmanação entre Foz do Iguaçu e Londrina foi formalizada em agosto, por meio de um protocolo de intençÔes para a troca de experiĂȘncias e criação de projetos mĂștuos. 

Na Ășltima semana, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, esteve na cidade com cerca de 15 autoridades municipais para reuniĂ”es entre os gestores de diversos setores, como fazenda, administração, turismo, empreendedorismo, obras, segurança pĂșblica, entre outras pastas.