Novembro está terminando, mas a prevenção ao câncer de próstata deve ser constante

A campanha “Novembro Azul é uma grande oportunidade para nós médicos e profissionais de saúde interagirmos mais com a população”, afirmou o urologista Nario Takimoto ao Programa Opinião da TV Câmara. Segundo ele, “a ideia é esclarecer as pessoas saudáveis, ajudá-las com informações para que possam procurar auxílio antes que fiquem doentes. O grande objetivo é informação para que a gente minimize os efeitos da doença, principalmente do câncer de próstata”.

O médico comenta sobre o exame e a importância do diagnóstico precoce. “A doença inicial pode ser tratada com vigilância ativa, que é a observação e monitoramento ativo do paciente que já tem uma doença inicial, mas ainda está silencioso”, disse Takimoto.

Cuidados e prevenção

“A informação é muito importante e a auto responsabilização é a chave para que a pessoa tenha mais saúde. Isso significa mudar hábitos de vida: parar de fumar, emagrecer, fazer uma dieta mais saudável, beber mais água e o novembro azul é o começo disso. A gente chama a atenção do homem em relação à prevenção”, pontuou o médico.

 

 por Diretoria de Comunicação CMFI