A ediĂ§Ă£o de 2021 marca os dez anos de comemorações da data que consagrou as Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza; moradores de Foz poderĂ£o entrar gratuitamente no atrativo durante todo o dia.


Nesta quinta-feira, 11, as Cataratas do Iguaçu estarĂ£o abertas para toda a populaĂ§Ă£o iguaçuense que desejar participar das comemorações de dez anos do #CataratasDay. O evento que jĂ¡ se tornou tradicional na cidade celebra a escolha das quedas d’Ă¡gua como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, eleita em 2011 pela FundaĂ§Ă£o Suíça New7Wonders. 

Uma cerimĂ´nia solene no evento estĂ¡ marcada para 9h, que contarĂ¡ com a presença do prefeito Chico Brasileiro, autoridades argentinas, do diretor da New7Wonders e criador do concurso, Jean Paul de La Fuente, alĂ©m de representantes do turismo do Brasil e da Argentina. 

Ainda por conta da pandemia nĂ£o serĂ£o ofertados Ă´nibus para o transporte dos moradores atĂ© o atrativo, entretanto, a entrada e o estacionamento serĂ£o gratuitos ao longo do dia para os moradores de Foz do Iguaçu. SerĂ¡ necessĂ¡rio apenas apresentar um comprovante de residĂªncia e um documento com foto.  Quem participar poderĂ¡ aproveitar apresentações especiais, com a Orquestra da Guarda Mirim.

O prefeito Chico Brasileiro exaltou o trabalho feitos ao longo dos Ăºltimos dez anos para o aproveitamento da conquista em prol do turismo na cidade.  “Temos profissionais do turismo que possuem uma visĂ£o Ăºnica sobre o setor e sabem como ninguĂ©m a melhor forma de realizar um trabalho duradouro e com muitos resultados. Vamos para dez anos de Cataratas Day, cada vez mais importante e especial”, disse Chico.

O secretĂ¡rio municipal de Turismo e Projetos EstratĂ©gicos, Paulo Angeli, tambĂ©m afirma que as comemorações para a data devem ser aproveitadas por todos os moradores da cidade.  “Foi uma grande vitĂ³ria para a regiĂ£o trinacional. Um feito alcançado em conjunto com a sociedade e as instituições que representam o turismo. Agora, no dia 11, vamos todos postar fotos com a #CataratasDay e comemorar essa conquista e divulgar essa Maravilha que temos na cidade”, contou.

Atrações on-line 

Toda a organizaĂ§Ă£o serĂ¡ feita pela GestĂ£o Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu, juntamente com Instituto ICMBio e com a Cataratas S.A. HaverĂ¡ ainda 10h de live diretamente do Parque Nacional do Iguaçu, transmitidas pelas mĂ­dias sociais do Destino Iguaçu e pelo atrativos da cidade.  

O objetivo Ă© contar todo o histĂ³rico da campanha que envolveu dois paĂ­ses, Brasil e Argentina, e mostrar todo o que as Cataratas do Iguaçu representam para a regiĂ£o.  

“A cada ano dessa conquista, vemos as mĂ­dias sociais inundadas de pessoas com imagens incrĂ­veis nesse que Ă© um dos atrativos mais importantes do planeta. A regiĂ£o trinacional se orgulha disso”, comentou Yuri Benites, presidente do Conselho Municipal de Turismo – Comtur.