Um dos lugares mais bonitos do planeta, Foz do Iguaçu (PR), na fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai, agora também virou destino internacional de Natal. Os números falam por si. Com um conceito inovador, o Natal de Águas e Luzes, uma referência às Cataratas do Iguaçu e à usina de Itaipu, símbolos da cidade, o evento atraiu, até agora, 300 mil pessoas – 16% a mais que toda a população da cidade, que tem 258.248 habitantes, segundo o IBGE.
Eventos do Natal reuniram multidões. Foto: Marcos Labanca/PMFI.
Os dados mostram que o Natal de Águas e Luzes, em 11 pontos da cidade, incluindo a iluminação cênica inédita da Ponte da Amizade, caiu mesmo no gosto popular. Mas não é só para quem é “de casa”. Além dos moradores, o Natal tem encantado a população de cidades vizinhas, como as do Paraguai e da Argentina, e visitantes do Brasil inteiro.
No Gramadão da Vila A e na Praça da Paz, a circulação é grande todos os dias. E, o que é melhor: quanto mais gente circulando, mais feirantes e ambulantes faturam com a festa. Só os feirantes quadruplicaram o faturamento. Eles ganharam o que não tiveram oportunidade em dois anos de pandemia. Restaurantes e lanchonetes das imediações dos pontos de eventos natalinos são também beneficiados, com movimento recorde devido ao grande público. Ganham, ainda, os motoristas de aplicativos e os taxistas, entre outros profissionais e serviços que atendem a população e os visitantes.
Os dias de maior movimento foram a abertura da programação na Praça da Paz, quando a Cia. Sorriso com Arte atraiu um público de mais de 15 mil pessoas; as apresentações da Banda Sinfônica do Exército, no Gramadão, nos dias 4 e 5, com mais de 10 mil pessoas; o show do cantor sertanejo romântico Daniel, no dia 19, com mais de 20 mil pessoas; e do padre Reginaldo Manzotti, no dia 22. O "padre que arrasta multidões" atraiu mais de 15 mil fiéis. No dia 23, o Gramadão também lotou com o show de encerramento.
Por dia, circulam pelos espaços natalinos mais de 5 mil pessoas. O turista que chega a Foz é recepcionado por luzes e pelo tema da fauna local, na entrada da cidade (rotatória da Avenida Costa e Silva) e no trevo do aeroporto. Nas ruas, arcos decorativos cobrem o espaço por onde passou a Parada de Natal, acompanhaa por um público de 20 mil pessoas, em três dias.
A Avenida Brasil, maior “shopping a céu aberto” da cidade, decorada com presentes, com muitas luzes e laços, é outro destaque. Ela se tornou um ambiente agradável a acolhedor para compradores e visitantes.
E ainda tem as projeções mapeadas no Colégio Bartolomeu Mitre e na Paróquia São João Batista (Igreja Matriz). O "milagre de Natal" se repete na iluminação da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe. No Terminal de Transporte Urbano, um espelho d’água pode ser usado para fotografar e tirar selfies.
Há ainda um aspecto social importante do Natal de Águas e Luzes. Só na entrada da roda-gigante, instalada no Gramadão, foram arrecadadas mais de 5 toneladas de alimentos e 3,2 mil brinquedos, dois mil deles doados pela Receita Federal. Benefícios que proporcionarão um Natal e um Ano Novo melhores a muita gente em situação de vulnerabilidade.
"Muitas mãos"
“O Natal também pode ser um atrativo, como vem acontecendo. O importante é que todos continuem nesse mesmo espírito, em prol de um evento bonito para toda a família, com o engajamento de muitas mãos, como ocorreu agora, para podermos levar essa alegria a toda a nossa gente”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, João Francisco Ferreira.
Quem também está feliz com o resultado é o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro. "Todos contribuíram. Houve o grande patrocínio da Itaipu, um aporte da Prefeitura, a gestão do Fundo Iguaçu, a programação feita pela Fundação Cultural e a exaustiva divulgação desenvolvida pelas áreas de Comunicação Social da Itaipu e da Prefeitura, mais o marketing da Secretaria de Turismo. Com tudo isso, foi possível promover o maior Natal de todos os tempos."
Diz ainda o prefeito que foi "um trabalho de muitas mãos, de muita gente, com comprometimento e paixão. Vamos em 2022 começar a nos preparar ainda mais cedo para que o Natal de Águas e Luzes entre no calendário oficial de grandes eventos de Foz. E, para isso, agradecemos a adesão do público e continuamos a contar com a parceria das entidades".
Festa da virada e outras atrações
A programação, que começou no início de dezembro, prossegue até 5 de janeiro. Uma das atrações mais aguardadas é o show da virada, na Praça da Paz, no dia 31. Ou seja, tem muita programação pela frente "para se divertir e se encantar", diz o diretor da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.
Ele lembra que toda a programação foi feita com muito carinho e respeito. "A ideia foi proporcionar espetáculos democráticos, inclusivos, independentemente do seu tamanho, até porque a festa é religiosa, mas inclui várias etnias e uma grande diversidade. No show do Daniel, por exemplo, muçulmanos também foram conferir a programação, dando o tom colorido e de integração da festa. E é isso que a gente quer, uma programação que seja inclusiva, voltada para todos os públicos”.
Cuidados sanitários mantidos
A festa da virada de 2021 para 2022, na Praça da Paz, foi confirmada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Foz do Iguaçu, depois de uma avaliação da situação epidemiológica no município, que está com baixo número de casos, de internações e de óbitos pela doença. Mesmo assim, é obrigatório o uso de máscaras e vale a recomendação de higienização frequente das mãos e distanciamento social.
O Réveillon na Praça da Paz integra a programação do Natal de Águas e Luzes, uma realização da Prefeitura, Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, Fundação Cultural e parceiros. A festa começa às 19h, com a feira de Natal e uma grande diversidade de produtos e comidinhas dos feirantes de Foz, seguida por apresentações musicais, que continuam até a virada do ano.
E não esqueça: a decoração permanece em dez pontos da cidade até dia 5 de janeiro. Já a iluminação cênica inédita da Ponte da Amizade estica um pouquinho mais. Vai até o dia 15 de janeiro. Os passeios pelo Rio Paraná ganharam um incremento extra com a cenografia. Os barcos que oferecem o serviço têm lotações todas as noites.
0 Comentários