Cerimônia reuniu prefeitos e secretários de saúde da 9ª Regional de Saúde para tratar novo modelo que irá integrar atenção primária e especializada

Data de publicação: 10/12/2021

O prefeito Chico Brasileiro e a secretária de Saúde de Foz do Iguaçu, Rosa Maria Jerônymo, assinaram nesta sexta-feira, 10, o termo de adesão ao programa PlanificaSUS Paraná, estratégia de gestão em saúde que visa otimizar a atenção básica e especializada no SUS (Sistema Único de Saúde).

A cerimônia de assinatura reuniu em Foz os prefeitos e secretários de saúde dos nove municípios que integram a 9ª Regional de Saúde.

De acordo com Chico Brasileiro, o novo modelo é formado por todos os objetivos e modelos que a gestão pública deve seguir ao traçar estratégias de atendimento à população.

“Quem realmente acredita no SUS tem uma missão a enfrentar. Quem defende este sistema não desiste de implantar programas, pois acredita na eficiência do trabalho público integrado. O planejamento é essencial e tornará a nossa saúde pública ainda mais forte”.

A chefe da 9ª Regional, Iélita Santos, detalha que a execução do programa será feita a partir de janeiro, após a capacitação com as equipes de atenção básica dos municípios, para integrá-las à atenção especializada e atuar nas linhas primárias.  

“Cada município terá um tutor que irá acompanhar cada passo dessa implantação, para, daqui a um ano, voltarmos a nos reunir e apresentar os avanços que tivemos em todos os municípios”, destacou Iélita.

“Vamos ficar atentos a cada passo e replicar esse novo projeto em Foz. Conhecer este método será imprescindível em 2022, para tornar a saúde integrada. Quem ganha com isso é a população, que terá profissionais mais preparados”, ressaltou a secretária de Saúde, Rosa Jeronymo.

PlanificaSUS Paraná

A expansão do PlanificaSUS é uma ação da Secretaria Estadual de Saúde que já foi formalizada em quase 70% dos municípios do Paraná. A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti Lopes, salientou que o trabalho tornou-se ainda mais importante neste período em que o número de casos da Covid-19 reduziu.

“Vimos como a pandemia motivou o trabalho integrado entre os setores, portanto, agora que podemos nos dedicar mais a outros tipos de atendimento, além do coronavírus, faz-se necessário redesenhar estratégias, rever conceitos e reorganizar as equipes para novos desafios”, frisou.