Crianças nascidas em 2016 receberam a vacina contra a COVID-19 na Unidade de Saúde Mãe Curitibana na tarde de hoje. - Vacinação infantil - Curitiba, 08/02/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
Crianças nascidas em 2016 receberam a vacina contra a COVID-19 na Unidade de Saúde Mãe Curitibana na tarde de hoje. - Vacinação infantil - Curitiba, 08/02/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Com o público chamado para esta terça-feira (8/2), a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba termina a convocação do público infantil para a vacinação anticovid. Nesta terça-feira (8/2), serão vacinadas com primeira dose exclusivamente as crianças nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2016 e 1º de janeiro e 8 de fevereiro de 2017.

Crianças das faixas etárias que já foram convocadas e não compareceram na data para a primeira dose deverão aguardar a convocação da repescagem – a exceção são crianças de 5 a 11 anos completos com comorbidades, que poderão se imunizar nesta terça-feira.

Crianças que forem completando cinco anos, posteriormente, a partir de quarta-feira (9/2) devem aguardar nova chamada para repescagem. Quem já completou 12 anos, pode buscar a repescagem contínua nos pontos de vacinação anticovid para adolescentes e adultos.

Onde vacinar

O atendimento para as crianças seguirá em dez Unidades de Saúde exclusivas, das 8h às 17h. Confira os endereços no site Imuniza Já na aba “Locais de vacinação”.

Orientação para a vacinação

A SMS orienta para que os responsáveis façam o cadastro prévio da criança no Aplicativo Saúde Já. Essa ação agiliza o fluxo da vacinação. Crianças acompanhadas pelo SUS de Curitiba já estão cadastradas.

No dia da vacinação é necessário que a criança esteja acompanhada de um familiar ou responsável.

Também deverá ser apresentado documento de identificação e CPF da criança, documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome do responsável pela criança.

Recomendações

A vacina contra a covid-19 para crianças não deve ser aplicada de forma simultânea com imunizantes para outras doenças. A recomendação é de que seja dado um intervalo de 15 dias.

Crianças que testaram positivo para a doença também devem aguardar o intervalo para receber o imunizante, que nesse caso é de 30 dias após a data de início dos sintomas.

A vacinação das crianças com 5 anos e das imunossuprimidas de qualquer idade deve ser feita exclusivamente com o imunizante pediátrico da Pfizer, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa.

Após a liberação da Anvisa, o Ministério da Saúde incluiu no dia 21 de janeiro a Coronavac na campanha de vacinação contra a covid-19 para a faixa etária de 6 a 17 anos.

Veja quem pode se vacinar nesta terça-feira (8/2)

Primeira dose

Crianças nascidas entre 1/7/2016 e 8/2/2017

Repescagem de crianças com 5 a 11 anos completos com comorbidades

Repescagem de pessoas com 12 anos completos ou mais

Segunda dose

Pfizer e Coronavac: vacinados com a 1ª dose até 18 de janeiro

Repescagem de Astrazeneca: vacinados com a 1ª dose até 8 de janeiro

Dose de reforço da dose única para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a Janssen até 8/12

Terceira dose

Nascidos entre 1/7 e 31/12 vacinados com a 2ª dose (Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac) até 29/9

Imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com a 2ª dose até 11/1

Quarta dose

Imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com a 3ª dose até 11 de outubro

Pmc - SMCS