Prefeito Rafael Greca, acompanhado da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, faz entrega simbólica do primeiro Farol Móvel no CMEI Estrela, no bairro Fazendinha. Curitiba, 18/03/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Prefeito Rafael Greca, acompanhado da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, faz entrega simbólica do primeiro Farol Móvel no CMEI Estrela, no bairro Fazendinha. Curitiba, 18/03/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

 

Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) começaram a receber os Faróis Móveis, uma extensão do conceito do projeto dos Faróis do Saber e Inovação que manterá, para as crianças da educação infantil, diversas possibilidades pedagógicas.

O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, fizeram a entrega simbólica do primeiro farol no CMEI Estrela, no bairro Fazendinha, nesta sexta-feira (18/3).

“Os Faróis Móveis são instalações para que esta cidade inteligente avance cada vez mais e as crianças desenvolvam o conhecimento”, disse o prefeito.

Os Faróis Móveis são compostos por um carrinho em forma de farol que acomoda itens como impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, microscópio, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado. Eles têm rodinhas para poderem ser levados pelas salas dos CMEIs com facilidade.

A novidade representa, nas unidades, espaços de pesquisa, inovação e criatividade, democratizando as tecnologias digitais e a busca por uma educação inovadora e conectada. Todas as unidades receberão o equipamento, ao longo dos próximos meses.

Gabrielly Tissot de Oliveira, do pré, ficou encantada com tantos equipamentos dentro do móvel. “É tão bonito e divertido”, disse a menina, olhando um dinossauro feito na impressora 3D.

A secretária observou que novas possibilidades serão incluídas a partir do início do trabalho no dia a dia. “As próprias crianças vão nos ensinar muito e fazer grandes descobertas”, comentou Maria Sílvia.

Revitalização

O CMEI Estrela, inaugurado em 1980, também recebeu revitalização, com investimento total de R$ 110,7 mil. Os serviços realizados incluem execução de nova entrada elétrica, instalação de luminárias em led com alertas de proteção, revisão geral da cobertura, com substituição de telhas, calhas, cumeeiras e toldos.

Foram instaladas ainda três novas caixas de água, além de pintura e restauração de calçadas e muros. O piso de tacos foi substituído por piso vinílico.

Atualmente, o CMEI Estrela atende 133 crianças de 4 meses a 5 anos de idade, distribuídas nas seis salas da unidade, que tem três parques, bosque, jardim de mel, horta, quatro solários e um amplo espaço destinado ao refeitório, além de banheiros adaptados para as crianças. 

Presenças

Participaram a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; a chefe do núcleo da Educação do Portão, Denise Lipinski Rutkoski; a diretora Cristiane de Cassia Coraiola; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; o administrador da Regional Portão, Gerson Gunha; e o vereador Márcio Barros.