Aumento de preço na farinha de trigo pode fazer com que a matéria-prima para o pão francês comece a faltar no mercado


As consequências econômicas da guerra na Ucrânia ultrapassam o aumento nos combustíveis no Brasil e diversos produtos já começaram a ter aumento de preço no país. Um deles é o pão francês, que deve subir de preço ainda nesta semana. De acordo com Vilson Borgmann, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (Sipcep), o reajuste deve acontecer devido ao aumento do preço em dólar da farinha de trigo.

Segundo ele, o trigo já subiu cerca de 20% em março. Como esse produto é matéria-prima para a fabricação do pão francês, há um receio que esse aumento de preço faça com que a farinha de trigo passe a faltar no mercado.

Por isso, Vilson acredita que os panificadores precisam começar a dar preferência apenas para aquilo que é necessário para manter as atividades do dia a dia no trabalho. Afinal, é preciso ter consciência da alta dos preços no mercado.

“Nesta semana já vão ter os reajustes. A gente tem procurado fazer um trabalho junto as padarias de orientação. Temos que ser realistas neste momento de não cometermos erros e aumentarmos a mais ou deixarmos de aumentar”, afirma Vilson

Sem previsão de quanto será o aumento

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) afirmou, nesta segunda-feira (14), por meio de nota, que os preços de produtos como pão e macarrão devem subir nas próximas semanas. Contudo, ainda não há previsão de quanto será o aumento.

Foto: Pixabay
A entidade explica que, em decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia, os embarques dos dois países, que respondem por 30% das exportações mundiais de trigo, estão suspensos.

“A Rússia é o maior exportador de trigo do mundo e tem sido afetado economicamente pelo conflito com a Ucrânia – juntos, os dois países respondem, em média, por 30% das exportações mundiais de trigo”, aponta a nota

O comunicado diz que, além da queda na oferta de trigo, fator da alta dos preços, “o desabastecimento tem a ver com dificuldades logísticas – a guerra fechou portos, interrompeu o transporte – e com a queda da produção ucraniana da commodity”.

O Brasil produz menos da metade do trigo consumido e precisa importar grandes quantidades do grão de países do Mercosul – sobretudo da Argentina –, do Canadá e dos Estados Unidos.

Aumento expressivo do preço do trigo

Em um comunicado divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a entidade alerta para um desemprego elevado no mercado interno que dificulta o repasse de preços na mesma proporção do aumento de custo.

Segundo o documento do CNI, os preços em dólar de produtos que o Brasil busca no mercado internacional estão em forte alta desde o início da guerra. O trigo subiu 45,3%, petróleo 34,3%. milho 10,3%, açúcar 4,9%; e alumínio 4,2% também estão nessa lista.

Em 2021, a Rússia ocupou a 6ª posição dentre os principais importadores do Brasil, com um total de US$ 5,70 bilhões (2,6% das importações brasileiras). Com relação às exportações, a Rússia foi o 36º maior parceiro comercial do Brasil, contabilizando um total de US$1,59 bilhões (0,6% das exportações brasileiras).

De acordo com o gerente executivo de Economia da CNI Mario Sérgio Telles, a dimensão dos impactos do conflito na economia brasileira vai depender da duração da guerra.


Com a Banda B