Centro de Referência Paralímpico de Curitiba localizado no Centro de Esporte e Lazer Xaxim anexo a Escola Municipal Francisco Derosso. - Curitiba, 29/04/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
Centro de Referência Paralímpico de Curitiba localizado no Centro de Esporte e Lazer Xaxim anexo a Escola Municipal Francisco Derosso. - Curitiba, 29/04/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

Curitiba deu mais um passo, nesta sexta-feira (29/4), para se tornar uma cidade ainda mais inclusiva. A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, começou a ofertar gratuitamente quatro modalidades paradesportivas: bocha, tênis e basquete em cadeira de rodas e parabadminton. 

As atividades são feitas no Centro de Referência Paralímpico de Curitiba, lançado nesta sexta pelo prefeito Rafael Greca. O novo espaço fica no Centro de Esporte e Lazer Xaxim (Rua Dom José Marello, 101, atrás da Escola Municipal Francisco Derosso).

Neste primeiro momento, as modalidades serão oferecidas para estudantes de escolas especiais de Curitiba. A coordenação do Centro será feita pelo Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Smelj.

O lançamento do Centro de Referência Paralímpico foi acompanhado por cerca de 300 crianças e estudantes das escolas Pequeno Cotolengo e Primavera, da Escola Municipal de Educação Especial Helena Antipoff e das escolas municipais CEI Professora Tereza Matsumoto e Francisco Derosso. A tarde teve apresentação cultural do Coral Cênico Pequeno Cotolengo.

“É um orgulho ver todo mundo reunido nesta festa da inclusão, onde crianças com deficiência podem se divertir com crianças de escolas regulares. Curitiba é uma só”, afirmou o prefeito.

Também participaram o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, o diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social, Guilherme Schlichta, a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e o administrador regional do Boqueirão, Ricardo Dias.

Treinos

Além da iniciação esportiva, o Centro Paralímpico Brasileiro será usado para treinamentos de alto rendimento. O atleta Alyson Leite da Silva integra a equipe de Basquete em Cadeira de Rodas da Prefeitura e treina no CEL Xaxim, que agora abriga o Centro Paralímpico.

“A quadra aqui é bem boa para treinar. Acredito que com o Centro Paralímpico a modalidade de basquete em cadeira de rodas vai se desenvolver mais na cidade e ser mais conhecida”, disse Silva.

O acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) foi assinado no final do ano passado. Segundo o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, além de fomentar a iniciação esportiva, o Centro vai atender atletas da capital e da região metropolitana.

“Vamos ofertar atividades de iniciação e treinamento paradesportivo para crianças e estudantes com deficiência. É a Prefeitura fortalecendo cada vez mais o paradesporto em Curitiba”, afirmou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr.

Também participaram do evento o deputado estadual Mauro Moraes, o vereador Pier Petruzziello, o assessor de Articulação Política do gabinete do prefeito, Lucas Navarro de Souza, diretores, professores, servidores e chefes de Núcleo da Smelj.