Disputa pela cadeira no Palácio Iguaçu tem seis possíveis concorrentes


Sede do governo do Paraná - Palácio Iguaçu



As eleições de 2022 irão ocorrer apenas em outubro, mas alguns partidos já anunciaram nomes de pré-candidatos a governador do Paraná. A disputa pela cadeira no Palácio Iguaçu tem, atualmente, seis possíveis postulantes.

Em pesquisas de intenção de voto, o atual governador do estado, Ratinho Júnior (PSD), aparece como o favorito na corrida eleitoral, seguido do ex-governador Roberto Requião (PT).

Vale lembrar que os candidatos a governador do Paraná podem ser indicados pelos partidos até 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha dos representantes. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto.


Ratinho Júnior (PSD)





Filho do apresentador Ratinho, Carlos Roberto Massa Júnior é o atual governador do Paraná e concorrerá à reeleição pelo PSD. Ratinho Jr. é formado em Marketing e Propaganda e antes de entrar para a política trabalhou como comunicador nas emissoras do pai. Disputou a primeira eleição em 2002, quando foi eleito deputado estadual. Foi deputado federal por dois mandatos consecutivos e também já ocupou a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná (SEDU) na gestão de Beto Richa. Em 2018, venceu as eleições para governador no primeiro turno.


Roberto Requião (PT)




Formado em Jornalismo e Direito, Roberto Requião foi governador do Paraná por três mandatos e se filiou ao PT para concorrer novamente ao cargo em 2022. Requião já foi deputado estadual, prefeito de Curitiba e senador por dois mandatos. Em 2018, tentou a reeleição ao cargo de senador, porém não conseguiu votos suficientes. Foi filiado ao MDB (antigo PMDB) por 40 anos, mas deixou o partido em 2021. Em março de 2022, ingressou no PT.


Cesar Silvestri Filho (PSDB)




Cesar Silvestri Filho é formado em Direito e já foi deputado estadual e prefeito da cidade de Guarapuava (PR) por dois mandatos, de 2013 a 2020. Silvestri Filho era filiado ao Podemos, mas deixou o partido em 2022 para ingressar no PSDB como pré-candidato ao governo do Paraná.


Filipe Barros (PL)




Filipe Barros é advogado e deputado federal de primeiro mandato. Nascido em Londrina, Barros foi integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) e, em 2016, se elegeu vereador de sua cidade natal pelo PRB. Ganhou notoriedade como ativista pró-vida em ações contra o aborto. Barros é a aposta do PL como candidato ao governo do Paraná. Ele é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de vazamento de informações sigilosas de inquérito que investiga suposto ataque de hackers às urnas eletrônicas em 2018.


Professora Angela Machado (PSOL)




Professora da rede estadual de ensino do Paraná, Angela Machado foi lançada pelo PSOL como pré-candidata ao governo do Paraná. Machado ficou conhecida, em 2015, após se ajoelhar diante do avanço da tropa de choque da Polícia Militar em um protesto contra a reforma da Previdência em Curitiba. Ela já concorreu ao cargo de vereadora e de deputada estadual, mas não foi eleita.


Flávio Arns (Podemos)




Nascido em Curitiba, Flávio Arns é professor e exerce o mandato de Senador pelo Podemos. Iniciou a carreira política em 1991, como deputado federal pelo PSDB, sendo reeleito por três vezes seguida. Nas eleições de 2010, foi eleito vice-governador do Paraná na chapa encabeçada por Beto Richa. Arns já foi presidente da Federação Nacional das APAE e da Associação Brasileira de Desportos de Deficientes Mentais. Ele é conhecido por defender os direitos das pessoas com deficiências físicas e mentais.


Outros candidatos deverão se apresentar, mas ainda não fomos informados por suas siglas.

O instituto IRG Pesquisa divulgou nesta terça (5) sondagem sobre as eleições para governador do Paraná e para presidente. O governador Ratinho Junior (PSD), candidato à reeleição, lidera a disputa pelo Palácio Iguaçu em todos os cenários, tanto no primeiro turno quanto no segundo turno. Na sondagem sobre presidência, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecem tecnicamente empatados no Paraná.

No primeiro cenário da pesquisa estimulada, Ratinho Jr aparece com 53% das intenções de voto, seguido de Roberto Requião (MDB), com 21,5%, Flavio Arns (Podemos), com 8,6%, Cesar Silvestri Filho (PSDB), com 2,9%, e a Professora Angela Machado (PSOL), 1,6%. Neste cenário, 8,3% dos entrevistados disseram que não vão votar em nenhum dos candidatos e 4,1% afirmaram que não sabem ou não responderam.

Na segundo cenário da pesquisa estimulada do IRG Pesquisa, sem considerar Arns e Angela na disputa, Ratinho Júnior lidera com 57,3% das intenções de votos, seguido de Requião (23,7%) e Cesar Silvestri Filho (5,8%). Neste cenário, 10,6% disseram que não votariam em nenhuma das opções e 2,6% não sabem em que votar ou não responderam.

Segundo turno para o governo

O Instituto IRG Pesquisa também verificou as intenções de votos em um eventual segundo turno nas eleições para governador no Paraná. No primeiro cenário, Ratinho surge com 61,6% das intenções de votos, contra 25% de Requião. Outros 10,6% disseram que não votariam em nenhum dos dois candidatos e 2.7% não sabem ou não responderam.  No segundo cenário, Ratinho Jr  aparece com 66,4% das intenções de votos contra 12,7% de Cesar Silvestri Filho, 17,1% não votariam em nenhum deles e 3,9% declararam que não sabme em quem votar ou não responderam.

A redação