Absorventes são disponibilizados nas farmácias das unidades de saúde para adolescentes e mulheres de 12 a 42 anos inscritas no CadÚnico.



Agentes Comunitários de Saúde estão entrando em contato com mulheres inscritas no CadÚnico para divulgar o Programa de Dignidade Menstrual, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde que garante o acesso a absorventes a mulheres em situação de vulnerabilidade social em Foz do Iguaçu. 

Os agentes também estão fazendo visitas domiciliares para a divulgação da iniciativa, lançada no mês passado. As equipes das unidades básicas de saúde também orientam os pacientes durante os atendimentos. Além disso, parcerias com os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) estão sendo feitas pelas coordenações dos distritos da saúde para fomentar o acesso das mulheres que necessitam ao programa. 

Os produtos de higiene íntima são disponibilizados nas farmácias das unidades de saúde para adolescentes e mulheres entre 12 a 42 anos que estão inscritas no Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico). 

Doze mil mulheres

De acordo com a secretária de saúde Jaqueline Tontini, mais de 12 mil pessoas têm direito ao benefício. “Mais do que distribuir um produto e garantir a dignidade dessas pessoas, o programa acolhe essas mulheres e realiza um trabalho de conscientização e prevenção de doenças”, afirma. 

Para receber o absorvente, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima, com documentos pessoais, cartão SUS e comprovante de residência atualizado. A partir do acolhimento com a equipe de enfermagem, a mulher receberá uma carteirinha e a prescrição para retirada dos produtos, que ocorrerá uma vez por mês.

“A prescrição tem validade por seis meses, devendo ser renovada neste período. A retirada pode ser feita em qualquer unidade de saúde que possua farmácia. Uma vez por mês, serão entregues 16 absorventes para cada mulher”, explica a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Lara de Oliveira. 

Ela enfatiza o trabalho feito pelas equipes de saúde, do acolhimento às orientações. “O programa tem como objetivo trabalhar a educação em saúde, e nosso intuito é conscientizar as mulheres sobre os cuidados básicos decorrentes da menstruação, orientar sobre os métodos contraceptivos, agendar um exame preventivo, que muitas vezes está em atraso, ou uma mamografia, por exemplo”, detalha Lara.

Fonte: