por Diretoria de Comunicação CMFI

Câmara de Foz debate Lixo Zero e uso dos recursos hídricos nesta quarta (01/06), às 19h

Na próxima quarta-feira (01/06), às 19h, a Câmara realiza uma Audiência Pública para debater assuntos relacionados à Semana Municipal do Lixo Zero e aos Recursos Hídricos do Município de Foz do Iguaçu, em atendimento ao Requerimento nº 570/2021, de autoria do Vereador Kalito Stoeckl.

De acordo com o requerimento do vereador que solicitou o debate, a semana do lixo zero tem por objetivo conscientizar e promover a destinação correta de todos os resíduos que produzimos, a fim de que sejam reciclados, compostados ou reutilizados, gerando inovação, economicidade e eficiência, tanto para administração pública, quanto para sociedade. “Vamos tratar da destinação correta, da produção e também da não produção do lixo”, enfatizou o vereador Kalito (PSD).

O requerimento sustenta, ainda, que o conceito de Lixo Zero, além de servir para fomentar o direito fundamental ao meio ambiente equilibrado, está em consonância com a Política Nacional de Meio Ambiente; Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Estatuto da Cidade.

Outra questão trazida pelo pedido de audiência é a gestão de recursos hídricos, devido à crise hídrica, que já é uma realidade, o que torna ainda mais necessária a formulação e adoção de política de recursos hídricos, considerando algumas diretrizes, tais como: cooperação entre todas as esferas de governo para implementação de política pública; avaliação ambiental estratégica dos planos; integração de normas de planejamento urbano e uso do solo, com objetivo de mitigar os impacto; apoio á pesquisa, produção e divulgação de conhecimento a respeito das vulnerabilidades, das medidas de adaptação e mitigação dos impactos.

A audiência será transmitida ao vivo pelos canais oficiais: TV Câmara, Plenário online, redes sociais da Câmara (Facebook e Youtube). Quem quiser se inscrever antecipadamente para fazer uso da tribuna, basta acessar o link e preencher os dados. É possível também se inscrever presencialmente no transcorrer do evento.