No próximo domingo (5/6), comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e, como já é tradição em Curitiba, uma programação intensa ocorrerá ao longo de todo o mês de junho. Quem não vai ficar de fora dessa é a Família Folhas, que celebra o período com uma nova campanha para trazer à população ideias de sustentabilidade para o dia a dia.

“Com a volta da Família Folhas, resgatamos o histórico de Curitiba, trazendo o pioneirismo e os resultados que nos transformaram, aos olhos do mundo, em Capital Ecológica. Hoje os desafios são muito maiores e Curitiba está fazendo a sua parte, em benefício da cidade e do planeta”, diz o prefeito Rafael Greca. 

É em razão de todos esses desafios, como o aquecimento global, que a nova fase da campanha com a Família Folhas vai trazer dicas práticas que vão além da separação de resíduos e lembrar das ações que a cidade faz pelo meio ambiente. Plantios de árvoresJardins de Mel, Amigo dos Rios e Reserva Hídrica do Futuro são alguns dos assuntos.

“Nosso compromisso passa pela gestão de resíduos sólidos, com a redução do uso dos aterros sanitários e a separação para reciclagem, pelo cuidado com as áreas verdes e rios, pelo plantio de árvores e pela busca de uma qualidade de vida cada vez melhor para a população”, resume a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias. 

A programação do mês vai ter um pouco de cada um dos temas, reforça a secretária. Começa no sábado (4/6), quando a Prefeitura promove recolhimento de lixo eletroeletrônico em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), no Parque Barigui. Outros nove pontos seguem com o recolhimento desses materiais (detalhes serão divulgados em breve). 

Ainda no sábado, a Rede de Proteção Animal realiza, em parceria com o Instituto Fica Comigo, um evento de adoção de animais, o Amigo Bicho, na Praça Rio Iguaçu, no Centro Cívico (veja abaixo mais informações desta semana).

Educação Ambiental

As comemorações serão marcadas também por um novo espaço de educação ambiental a ser inaugurado na estrutura de madeira que fica no Bosque Zaninelli, antes conhecida como Unilivre. O local vai contar com atividades promovidas pelas secretarias do Meio Ambiente e da Educação, com cursos voltados também para a comunidade. 

Durante a semana, também estão previstos o retorno do programa de sensibilização ambiental em condomínios, paralisado durante o período mais grave da pandemia. E a exibição do documentário E agora? O Tráfico de Animais no Brasil, no Coreto Digital do Passeio Público.

A Avenida Sete de Setembro vai ganhar 100 novas mudas de cerejeira e cinco novos espaços da cidade terão caixas do programa Jardins de Mel, com colmeias de abelhas nativas sem ferrão. O Museu de História Natural Capão da Imbuia vai promover uma exposição adaptada para pessoas com deficiência.

O Centro de Referência para Animais em Situação de Risco prepara uma visita especial sobre guarda responsável para os curitibinhas da rede municipal de ensino, atividade do programa Linhas do Conhecimento.

Programação da semana

Sábado (4/6)
Recolhimento de Eletroeletrônico com o Sescap-PR no Parque Barigui
Horário: 9h às 16h
Local: Estacionamento em frente ao Salão de Atos -  Alameda Ecológica Burle Marx, S/N

Tribo Animal e Amigo Bicho - evento de adoção de animais
Horário: 10h às 17h 
Local: Praça Rio Iguaçu - esquina das ruas Deputado Mário de Barros com a Marechal Hermes