Durante os três dias de concurso, a paranaense passou por vários testes até ter definição das três primeiras colocadas


Engana-se quem pensa que concurso de miss é coisa do passado. A tradição continua viva e faz parte do sonho de muitas jovens. Uma delas é a curitibana Deysi Kichijanowski, de 22 anos, que ficou em segundo lugar no concurso Miss Brasil Aqua Nature 2022, disputado no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 28 de abril e 1º de maio. Nascida em Curitiba e moradora de Almirante Tamandaré, Deysi estava representando a capital no concurso, em sua primeira edição, que permite até dois representantes por estado. Além Deysi, Cauane Ribeiro também representou o Paraná na disputa. A primeira colocada foi a baiana Mirella Oliveira. No total, oito pessoas disputaram a competição na categoria adulto.


Deysi é publicitária e trabalha na Rádio e Portal Banda B. Desde os 13 anos atua como modelo e participa de concursos na região metropolitana de Curitiba (RMC). Durante os três dias de provas, a paranaense passou por vários testes até ter definição das três primeiras colocadas no Miss Brasil.

 

“A gente tem um teste de conhecimento. Nesse concurso, a ideia era algo relacionado à vida da pessoa. Depois, tem avaliação do corpo, postura e medidas. (…) São várias coisinhas que a gente acredita que vai ganhando pontos. Uma foi na pergunta, a minha foi sobre a guerra na Ucrânia. A gente deveria fazer um vídeo, como uma das tarefas, sobre menos guerra e mais amor. Eu fiz no Memorial Ucraniano”, contou Kichijanowski.

De acordo com nossa colega aqui na Banda B, o momento em que os nomes foram anunciados foi o mais emocionante. Entre o nervosismo e o anúncio passava um filme na cabeça do jovem.

 

Quando eles anunciaram meu nome, eu não acreditei, achei que não ficaria em segundo lugar. Foi muito emocionante. Todo mundo me ligou e quando eu saí, minha mãe estava na porta, disse que já sabia“, relatou.

Oito jurados fizeram parte da banca. Também houve a competição de adolescentes, categoria Teen. Uma paranaense estava entre as concorrentes.

 
Elâine Souza é a atual Miss Brasil – Reprodução

Miss Brasil

Criado em 1954, o concurso Miss Brasil teve seu auge na década de 1970 quando o concurso era acompanhado quase como uma Copa do Mundo. O Brasil já venceu o Miss Universo duas vezes, em 1963, com Ieda Maria Vargas, e 1968, com Martha Vasconcellos.

A atual detentora da coroa do concurso nacional é a indígena Elâine Souza, eleita Miss Brasil 2021 em novembro. A modelo, da etnia Katokinn, ganhou o concurso na cidade de de Gramado, no Rio Grande do Sul. Elâine Souza nasceu em Pariconha, no Sertão de Alagoas, tem 20 anos e estuda psicologia.

Com a Banda B