Durante o fórum, autoridades debateram projetos voltados para a criação de um corredor bioceânico integrando países da América do Sul

Data de publicação: 13/05/2022

Foto: Thiago Dutra/PMFI.

Nesta sexta-feira (13), o prefeito Chico Brasileiro participou da cerimônia de encerramento do Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável, que acontece em Foz do Iguaçu desde quarta-feira (11) e reuniu autoridades envolvidas com o tema. 

O evento  teve início no dia 11, com o objetivo de debater projetos de ampliação das rotas e da infraestrutura logística ligando Argentina, Brasil, Chile e Paraguai. A programação contemplou palestras de diversas autoridades, entre elas, o coordenador nacional dos corredores bioceânicos rodoviário e ferroviário, o ministro de carreira diplomática João Carlos Parkinson de Castro, do Ministério das Relações Exteriores.

Para o prefeito de Foz, Chico Brasileiro, o fórum tem um papel fundamental para o desenvolvimento econômico dos países da América do Sul. “São projetos importantes de iniciativas para a integração da infraestrutura regional sul-americana. Importante sermos protagonistas no processo de corredores e integração do continente. Ações assim ajudam a desenvolver as questões de logística e comércio exterior. Todos com o propósito de contribuir com a região, com o Mercosul e com todos os países envolvidos”. 

O coordenador do evento, Danilo Vendrusculo, ressaltou que são os sistemas logísticos eficientes que levam desenvolvimento aos países e transformam a realidade das cidades. “Hoje encerramos o fórum com o sentimento de dever cumprido. Conseguimos reunir autoridades competentes sobre o tema e desenvolvemos projetos importantes para a criação de corredores rodoviário e ferroviário”.

Entre as autoridades que participaram do evento estão o ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro; o embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Ángel Delgadillo; e o cônsul da Argentina em Foz do Iguaçu, Alejandro Massucco. O fórum é realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi), executado pelo PoloIguassu, com patrocínio da Itaipu Binacional e apoio de instituições da Argentina, Brasil e Paraguai. 

PMFI