Emerson Bacil, Do Carmo e Cassiano Caron também devem retornar à casa a partir de recalculo eleitoral. Assembleia Legislativa disse que ainda não foi notificada da decisão do STF.

Francischini foi o deputado mais votado da história do Paraná em 2018, com 427.749 votos — Foto: Sandro Nascimento/Alep

Francischini foi o deputado mais votado da história do Paraná em 2018, com 427.749 votos — Foto: Sandro Nascimento/Alep

decisão liminar do ministro Nunes Marques determinando o retorno do mandato de deputado estadual ao Delegado Fernando Francischini (União) deve beneficiar também outros três ex-parlamentares. O despacho foi assinado nesta quinta-feira (2), em julgamento de recurso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Com o retorno de Francischini determinado pelo ministro, também devem voltar à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) os ex-deputados Emerson BacilPaulo do Carmo e Cassiano Caron, todos eleitos em 2018 pelo PSL, atualmente União Brasil por conta da federalização do partido com o DEM.

No recálculo eleitoral, os três perderam o mandato após a cassação de Francischini, em outubro de 2021, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Francischini era investigado por divulgar fake news sobre as urnas eletrônicas. Relembre abaixo.

Na época da saída de Francischini e dos outros três ex-parlamentares, assumiram as cadeiras livres na Alep os ainda deputados Adelino Ribeiro (PSD), Nereu Moura (MDB), Elio Rusch (União) e Pedro Paulo Bazana (PSD).

A Assembleia Legislativa do Paraná disse, nesta quinta (2), que ainda não foi notificada sobre a decisão do STF. Entretanto, à casa caberá apenas cumprir a decisão do Supremo.

Em nota, a defesa do deputado Bazana disse que recorrerá da decisão, a qual viola súmula do próprio STF, segundo o advogado Jordan Rogatte.

O g1 tenta contato com a defesa dos demais deputados citados e que podem perder o mandato.

Pelas redes sociais, Francischini comemorou a decisão de Nunes Marques no STF.

Ministro do Supremo Tribunal Federal suspende cassação de Fernando Francischini
--:--/--:--

Ministro do Supremo Tribunal Federal suspende cassação de Fernando Francischini

A cassação

A cassação do mandato de Fernando Francischini pelo TSE ocorreu em 28 de outubro.

Ele foi alvo de investigação após afirmar em redes sociais, sem apresentar provas, durante o primeiro turno das eleições de 2018, que as urnas eletrônicas foram adulteradas para impedir a eleição do presidente Jair Bolsonaro.