Fazenda Urbana do Cajuru comemora 2 anos de existência com festa para moradores da região. Na imagem Prefeito Rafael Greca presente durante evento - Curitiba, 24/06/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
Fazenda Urbana do Cajuru comemora 2 anos de existência com festa para moradores da região. Na imagem Prefeito Rafael Greca presente durante evento - Curitiba, 24/06/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

Uma grande festa junina com oficinas, apresentações culturais, atividades para crianças e presença dos protagonistas da campanha de sustentabilidade da cidade, a Família Folhas, marcou o início das comemorações de dois anos da Fazenda Urbana do Cajuru. A ação faz parte das comemorações do Mês do Meio Ambiente e ainda integra a programação do Inverno Curitiba.

A festa começou nesta sexta-feira (24/6) e continua no sábado (25/6), das 9h às 20h, no estacionamento do Mercado Regional Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 1.880).

O prefeito Rafael Greca participou da comemoração nesta sexta e anunciou que a cidade ganhará mais uma Fazenda Urbana, no bairro CIC, junto ao Parque dos Tropeiros. O anteprojeto foi aprovado por ele na terça-feira (22/4).

Greca também cantou o Parabéns pra Você ao lado do Quinteto Caipira do músico André Ribas e cortou o bolo feito pelo confeiteiro Bruno Fagundes em homenagem ao local. Na ocasião foi entregue o Prêmio Latam Smart City Awards 2022, o mais importante da América Latina voltado a iniciativas de cidades inteligentes, do qual foi vencedor o programa de Agricultura Urbana da cidade, responsável por 115 hortas, pela Fazenda Urbana no Cajuru e pelos Jardins de Mel.

“Com agricultura sustentável, a Fazenda Urbana está ajudando a educar a população sobre a importância da vida no campo, mostrando que o ato de semear é o primeiro estágio da cadeia alimentar”, disse o prefeito. ”Curitiba hoje é destaque mundial sendo reconhecida pela revista canadense Corporate Knights como a principal cidade da América Latina em sustentabilidade”, justificou Greca.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, lembrou que a Fazenda Urbana tem trabalhado o desenvolvimento urbano sustentável com alimentação saudável. "Hoje comemoramos os dois anos abrindo a Fazenda Urbana para a comunidade, para que cada um conheça essa maravilha e adote uma prática em segurança alimentar, seja compostagem, jardins de mel, energia renováveis ou aproveitamento integral de alimentos. Nós acreditamos na melhoria da qualidade de vida da população", salientou o secretário.

A comemoração teve como convidado especial o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, que parabenizou Curitiba e o prefeito Rafael Greca pelas ideias de sustentabilidade e inovação. "Agradeço muito pelo convite e confesso que vim para ver de perto essa maravilha que, com autorização do prefeito Greca, queremos copiar", afirmou.

Festa

A festa da Fazenda Urbana é promovida pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), em parceria com a Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Regional Cajuru (Acemerc) e apoio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Na programação estão previstos diversos eventos ligados a sustentabilidade com oficinas e atividades. O evento de aniversário tem a temática “Adote uma prática”, no qual a comunidade pode aprender técnicas e disseminar práticas de segurança alimentar e nutricional, como oficinas culinárias, workshops sobre compostagem, agricultura urbana, abelhas sem ferrão, irrigação, plantio em pequenos espaços, além de conhecer e entender ciclo do alimento.

O evento tem diversas atrações culturais além de uma feira que promove produtos de cooperativas da agricultura familiar da Região Metropolitana de Curitiba. Há ainda um espaço gastronômico com comidas típicas juninas.

Fazenda Urbana

Inaugurada em junho de 2020, a Fazenda Urbana do Cajuru é um espaço inédito no Brasil. Funciona como um centro de conexão entre o rural e o urbano, para transmitir inovação, conhecimentos tradicionais, agrícolas, gastronômicos e de sustentabilidade urbana com atividades voltadas à educação para a prática agrícola sustentável nas cidades em vários cursos, oficinas, capacitações e visitas guiadas.

Participaram do aniversário da Fazenda Urbana o vice prefeito Eduardo Pimentel; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma; os vereadores Pier Petruzziello, Herivelto Oliveira, João da Loja 5 Irmãos, Beto Moraes e Serginho do Posto; a secretária da Educação, Maria Silvia Bacila; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; os administradores regionais do Cajuru, Narciso Doro Junior, e da Matriz, Rafaela Lupion; o superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional, Edson Rivelino Pereira; e a coordenadora de Cidades Inteligentes da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Alessandra Reis.

Inverno Curitiba 2022

O Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover a cidade como destino turístico. Reúne atividades culturais, gastronômicas, de economia criativa, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação começa no dia 15 de junho, vai até 31 de julho e pode ser conferida no portal Inverno Curitiba