por Diretoria de Comunicação CMFI

Legislativo cobra medidas adotadas em Foz para proteção de áreas prevista no Plano Municipal de Mata Atlântica

Foz do Iguaçu conta com importantes remanescentes da mata atlântica do país. A cidade inclusive conta com um Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), política pública construída ao longo de 5 anos, com o trabalho de organizações ambientais, Unila e demais entidades. Em vista disso, na sessão desta quarta-feira, 15 de junho, a vereadora Yasmin Hachem (MDB), cobrou, via requerimento, quais medidas têm sido adotadas e exercidas para preservação das áreas de interesse, previstas no PMMA.

A vereadora Yasmin Hachem (MDB) se posicionou: “Hoje, o PMMA rege a atuação dos municípios para efetivar a política municipal de mata atlântica. O plano municipal de mata atlântica deve ser uma política viva. Temos no PMMA terras públicas com interesse para esse plano. Temos o Bosque dos Macacos, no Jardim Ipê, o colégio agrícola. Temos áreas para recuperação: mata ciliar, como: do Rio Almada, Rio Boicy. Há muitas áreas mapeadas nesse plano e não temos visto muitas ações feitas para cumprir isso”.

O vereador Edivaldo Alcântara (PTB) memorou: “Tivemos uma reunião a respeito do Bosque dos Macacos, acredito que as coisas darão certo e o PMMA será efetivado”. O vereador Kalito (PSD) ponderou: “Fico feliz com essa cobrança. A preocupação é que os planos sejam efetivados, sejam o norte. Quando falamos em meio ambiente, em plano municipal de mata atlântica ele precisa ser efetivado. Acredito que é função nossa, para chamar atenção do Executivo que temos esses planos que só precisam ser colocados em prática”.

Com a implementação do PMMA, Foz passou a integrar o rol dos municípios que avançam estrategicamente com intuito de ampliar oportunidades e potencializar proteção das áreas. Os locais mapeados são importantes, tanto para manutenção da biodiversidade, quanto para promoção de serviços ecossistêmicos e incremento da qualidade de vida no município.

Importa ressaltar que a cidade também conta com a Política Municipal de Educação Ambiental e o Sistema Municipal de Educação Ambiental de Foz do Iguaçu, criados a partir da lei municipal 4.954/2020. O requerimento foi aprovado pelo plenário e será encaminhado para as autoridades competentes.