por Diretoria de Comunicação CMFI

Vereadores entregam relatório final sobre transporte público em Foz do Iguaçu

A Comissão Especial do Transporte Público, composta pelos vereadores Anice Gazzaoui (presidente), Edivaldo Alcântara (relator) e Jairo Cardoso (membro), entregou o relatório final. O documento será lido na sessão da próxima terça-feira (07/06). 

Durante esse período foram realizadas reuniões com o prefeito Chico Brasileiro, o diretor do Foztrans, Licério Santos e equipe, com Consórcio Sorriso à época; com Itaipu Binacional; com trabalhadores do sistema e também foi realizada uma visita aos municípios de Araucária e Fazenda Rio Grande.

A vereadora Anice Gazzaoui (PL) pontuou: “A Comissão apoiou desde o início o fim do contrato que estava vigente há mais 10 anos e não atendia aos anseios da população. Apontamos, no relatório, a necessidade de trabalharmos por km rodado; falamos na importância de termos outros terminais na cidade, não só aqui no centro, e melhorias para os trabalhadores”.


O relatório, que será entregue ao Poder Executivo e demais autoridades competentes, apontou medidas a serem adotadas, tais como: contrato na modalidade km/rodado; gratuidade na passagem a estudantes, modelo proposto também pela vereadora Yasmin Hachem (MDB); gratuidade da passagem a pessoas carentes, a pedido do vereador AlexMeyer (PP). O documento ainda detalha que durante o estudos observou-se os erros cometidos nesta licitação, que não podem ser reproduzidos no próximo modelo de transporte. Também foi apontada pela comissão a necessidade de quebra do contrato anterior por falhas na execução do serviço.


Melhorias para os trabalhadores


Além disso, o relatório ressalta que a comissão se preocupou com a situação dos trabalhadores e sugeriu que o novo modelo traga mais melhorias para os funcionários, tal qual acontece em no município de Fazenda Rio Grande, como: atendimento psicológico, plano de saúde, pagamento de anuênio, e capacitação profissional com pagamento de faculdade para colaboradores.
O relator da comissão, vereador Edivaldo Alcântara (PSD), destacou: “uma das conquistas foi evitar aumento das tarifas, evitar as greves e hoje os trabalhadores recebem seus salários em dia e sua cesta básica".


O vereador Jairo Cardoso (União Brasil), membro da comissão, disse: “foram 360 dias de amplo trabalho, reuniões com o Executivo, com a classe patronal. Grandes avanços que vão ao encontro dos anseios da população”.