por Diretoria de Comunicação CMFI

Objetivo da ferramenta é facilitar processo de emissão de alvará
Você sabia que Foz do Iguaçu conta com o Portal da Construção?

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Foz do Iguaçu já conta com o Portal da Construção. Essa é uma ferramenta que tem por objetivo facilitar emissão de alvará de construção, tanto para obras residenciais, quanto comerciais.

O secretário de planejamento do município, Leandro Costa, pontuou: “O Portal da construção é uma ferramenta que o município disponibiliza para técnicos, engenheiros, arquitetos, que fazem os requerimentos para aprovação de novos projetos e emissão de alvará”.

Segundo informações veiculadas pela prefeitura, para acessar o portal basta ir ao site da prefeitura, no link: https://bit.ly/3tVyYfB e, autoatendimento e escolher a opção de serviços online. Dentro dessa parte de serviços ao cidadão é que está o Portal da Construção. Mas, antes de iniciar o processo no Portal o responsável técnico pela obra precisa ter em mãos dados como a inscrição imobiliária. A solicitação para liberação de alvará deve ser feita em “protocolo digital”.

Posterior a isso, os técnicos da secretaria do planejamento e captação de recursos analisam os processos. Segundo Costa, “para projetos residenciais estamos com prazo de até 15 dias fazendo a devolutiva ao requerente. E para projetos comerciais estamos com prazo de 5 dias para a devolutiva. Estamos fazendo revisão em nosso fluxo de aprovação de projetos, para reduzir o tempo de análise, de aprovação de alvará. Esse é o objetivo”.