O número de vistorias em edifícios de Curitiba aumentou 23,45% em um ano..
Foto: Pedro Ribas/SMCS
O número de vistorias em edifícios de Curitiba aumentou 23,45% em um ano.. Foto: Pedro Ribas/SMCS


O número de vistorias em edifícios de Curitiba aumentou 23,45% em um ano. De outubro de 2021 a setembro de 2022, foram feitas 2.142 vistorias, enquanto de outubro de 2020 a setembro de 2021 foram 1.735. A informação é da Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) da Prefeitura de Curitiba.

A Cosedi faz vistorias em edificações e imóveis com indícios de riscos estruturais de desabamentos, incêndios e falta de manutenção nas instalações elétricas, para-raios, gás e elevadores. Também é o órgão municipal responsável pelo fornecimento de Licença para Instalação de Cerca Energizada.

O coordenador da Cosedi, Marcelo Solera, diz que o aumento na capacidade de atendimento traz mais segurança ao curitibano, pois evita que tragédias aconteçam. Dois seriam os motivos para o crescimento das vistorias: a informatização dos serviços da coordenadoria e o crescimento da equipe de profissionais que faz esse trabalho.

“Hoje as vistorias são 100% informatizadas em um sistema de vigilância e controle, o que torna o trabalho mais prático e ágil. Além disso, nossa equipe cresceu com o acréscimo de uma profissional que atua no apoio administrativo, além da contratação de uma engenheira civil e um arquiteto”, explica Solera.

Entre os benefícios da informatização do sistema está o georreferenciamento dos registros cadastrados, que possibilita a identificação das áreas com maior número de ocorrências, e a emissão de notificações por meio de um aplicativo de impressão. Estas vantagens reduziram o tempo de programação de vistorias de seis para dois dias, e também aumentou o número de vistorias diárias de oito para 15 em 2022.

Além de atender as demandas existentes, como pedidos encaminhados pela sociedade e por órgãos públicos, a Cosedi também está atuando de forma preventiva, sem que haja a necessidade da solicitação.

“Conseguimos atender locais que sabemos que existe um potencial de risco e prevenir eventuais problemas”, afirma o coordenador.

Solicitações

Sempre que houver a suspeita da existência de problema de ordem estrutural na edificação ou que possa gerar um risco iminente de acidente de maior gravidade, a população pode encaminhar uma solicitação de vistoria pela Central 156 de Atendimento ao Cidadão (telefone, site ou aplicativo, disponível pelo Google Play ou pela Apple Store).

Quando a situação for de emergência, o acionamento da Cosedi poderá ser feito pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil de Curitiba.

SMCS-PMC