Incentivar a alimentação de qualidade e valorizar as boas práticas de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) foram os objetivos do X Encontro de Troca de Experiências em Alimentação Saudável na Educação, realizado nesta terça-feira (1º/11) com a presença do prefeito Rafael Greca, no auditório do Mercado Municipal de Curitiba.
Representantes de cada um dos dez núcleos regionais da Secretaria Municipal da Educação receberam um kit com materiais sobre educação alimentar e nutricional, um investimento de R$ 125,4 mil.
“Queremos que todos saibam comer comida de verdade. As crianças que comem bem na escola crescem em suas habilidades”, disse o prefeito.
O evento é realizado pelo Departamento de Logística/Gerência de Alimentação da SME, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação (16/10) e Dia da Alimentação Escolar (21/10). “A cidade educadora pensa em todas as questões de seus habitantes. Lições de boa alimentação nas escolas reverberam em toda a comunidade”, destacou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
O secretário municipal de Segurança Alimentar, Luiz Gusi, lembrou que as duas secretarias trabalham juntas na Fazenda Urbana, no projeto Mãos na Massa, entre outras ações.
“Eu gosto de comer frutas e aprendi que preciso comer legumes também”, contou Ane Cardoso, estudante da Escola Municipal Érico Veríssimo (Regional Boqueirão).
A escola de Ane apresentou boas práticas no combate ao desperdício. A professora Camila Renata Teixeira de Souza da Silva explicou que a iniciativa partiu das crianças. “A vivência deles inspirou meu mestrado”, contou a professora Camila.
O evento contou ainda com uma apresentação musical de estudantes da Escola Municipal Walter Hoerner (Santa Felicidade).
Contratação de nutricionistas
Em 2019, dez nutricionistas foram contratadas pela Prefeitura por concurso público. Porém, duas pediram exoneração e a SME aguarda novo chamamento para colocar em prática o projeto de regionalização do acompanhamento da alimentação escolar. Cada núcleo terá um nutricionista em sua equipe, o que possibilitará uma melhoria da qualidade dos trabalhos realizados pela Gerência de Alimentação.
“Mais monitoramento e mais qualidade da alimentação”, ressaltou a gerente de Alimentação, Maria Rosi Marques Galvão.
A diretora de Logística, Maria Cristina Brandalize, explicou que a Gerência de Alimentação da SME conta com um enxoval de materiais lúdicos, como réplicas de alimentos, jogos e materiais diversos para ações didáticas das nutricionistas em todos os Núcleos Regionais.
“Esse material auxilia na concretização do entendimento das crianças e estudantes sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, e outros conteúdos de alimentação saudável”, explicou Brandalize.
Presenças
Também participaram das atividades a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion; os superintendentes da Educação, Andressa Pereira (Gestão Educacional) e Oséias Santos de Oliveira (Executivo); chefes de Núcleo, gestores escolares, professores, nutricionistas e estudantes.
SMCS - PMC
0 Comentários