Prefeito Rafael Greca e a secretária da Educação, Maria Silvia Bacila, recebem os estudantes da Escola Municipal Sônia Kenski, através do Programa Linhas do Conhecimento. Curitiba, 17/11/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS
Prefeito Rafael Greca e a secretária da Educação, Maria Silvia Bacila, recebem os estudantes da Escola Municipal Sônia Kenski, através do Programa Linhas do Conhecimento. Curitiba, 17/11/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

 

 

Cerca de 60 estudantes das escolas municipais Sônia Kenski (Regional Santa Felicidade) e Professor Herley Mehl (Boa Vista) tiveram uma aula especial nesta quinta-feira (17/11), no Palácio Solar 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico. Eles aprenderam sobre o funcionamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sediados no entorno, e conversaram com o prefeito Rafael Greca, que os recebeu no Salão Nobre.

O roteiro integra o programa Linhas do Conhecimento, que transforma Curitiba numa imensa sala de aula, com aulas de campo e propostas lúdicas e culturais nos espaços da cidade.

Uma das atividades das crianças na Prefeitura foi sobre as calçadas de Curitiba e os desenhos da pavimentação com petit-pavé, ligados à história de Curitiba. Os estudantes pensaram em como fariam calçadas. Uma das ideias foi colorir as pedras e outra foi colocar ímãs para transportar as pessoas de um ponto a outro.

“Quero agradecer pelas ideias e contribuições de todos, fico muito feliz com a participação de vocês”, disse o prefeito, que convidou as crianças e suas famílias para as atrações do Natal de Curitiba.

Ao final das atividades, as crianças receberam gibis do Curitibinha. “Achei muito legal aprender sobre os desenhos das calçadas”, contou Beatriz Bueno de Almeida, do 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Sônia Kenski. “Eu pintei as calçadas coloridas”, contou Louise Heidmann, também do 3º ano.

  • A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou a importância das propostas desenvolvidas por meio do Linhas. “Ele ensina o amor pela cidade, o pertencimento”, observou a secretária.

O coordenador do Linhas do Conhecimento, Gustavo Prestini, explicou que os desenhos das calçadas fazem parte de um desafio criativo. “Elas colocam a mão na massa e trabalham temas paranistas”, disse Gustavo.

Laura Couto, da Escola Herley Mehl, se divertiu. “O que eu mais gostei hoje foi desenhar”, disse a menina.

O Palácio 29 de Março

O Palácio 29 de Março abriga a sede da Prefeitura de Curitiba desde 1969 e recebeu esse nome em homenagem à data da fundação da cidade. Projetado por Rubens Meister, o prédio fica no Centro Cívico, bairro onde também estão instaladas as sedes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Muito além da sala de aula

Programa Linhas do Conhecimento promove práticas de exploração e conhecimento da cidade por meio de aulas de campo, propostas lúdicas, projetos pedagógicos e formações de professores.

Já foram ofertadas 137 rotas diferentes desde sua criação, em 2017. São 194,2 mil participações de crianças e estudantes e 18,5 mil de professores. Todas as unidades educacionais (escolas e CMEIs) já participaram.

SMCS-PMC