Cerca de 500 curitibinhas do Pinheirinho tiveram uma tarde diferente nesta quinta-feira (9/3). O Auto de Fundação de Curitiba levou diversão, história e muito conhecimento aos estudantes de escolas municipais Belmiro Cesar, Francisco Frischmann, Nair de Macedo, do Expedicionário e Tomaz Edison.
O evento lotou a quadra poliesportiva da Rua da Cidadania e faz parte das celebrações do aniversário de 330 anos da cidade. O prefeito Rafael Greca chegou animado cantando o Hino de Curitiba em coro com as crianças.
- Além da aula de história apresentada por atores do Auto de Fundação de Curitiba, as crianças ficaram encantadas com a presença dos personagens da Família Folhas: Seu Folha, Dona Fofô, Fófis, Fifo, Fefo, Flora e Foleco.
Isadora Ladeia, 7 anos, aluna do 3º ano do CEI Expedicionário, se sentou ao lado da colega de classe, Gabrielly de Moraes, 8 anos. Elas estavam animadas com a Família Folhas. “Adoro a Flora, é a primeira vez que vejo ela de pertinho. É importante a gente separar o lixo”, ressaltou Isadora.
Pietro Henrique do Amaral, 9 anos, aluno do 5º ano no CEI Belmiro Cesar, também não continha a alegria com toda a festa e brincadeiras. “Estou adorando, já estudei a história da cidade na escola, mas assistir ao teatro é bem diferente, mais divertido”, celebrou.
Após a apresentação do Auto, todos cantaram parabéns para a cidade e Greca começou a distribuição dos pedaços de bolo, posou para fotografias com alunos, professores e citou a importância de todas as nações na história da cidade.
“Curitiba é a cidade de todas as gentes, somos uma população formada pela união de muitos povos. Viva Curitiba”, saudou o prefeito.
Auto da Fundação
O espetáculo apresenta uma abordagem artística e educativa, baseada no painel "Fundação da Cidade de Curitiba" do artista paranaense Theodoro de Bona (1904-1990).
O enredo é composto por uma série de personagens históricos notáveis, incluindo Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara. A performance inclui ainda a interpretação do carismático personagem dos quadrinhos, Curitibinha, criado por Marcos Vaz.
A encenação busca informar e entreter os alunos com uma narrativa, contada por personagens icônicos da história da cidade.
Presenças
Acompanharam a celebração a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o administrador da Regional Pinheirinho, Reinaldo Boaron; o superintendente da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior; a deputada estadual Márcia Huçulak; os vereadores Pier Petruzziello, Sargento Tânia Guerreiro, Beto Moraes, Tito Zeglin e Oscalino do Povo; professores e servidores da Regional Pinheirinho.
Próximas apresentações do Auto da Fundação de Curitiba
10 de março (sexta-feira) – CIC – 15h30
Parque dos Tropeiros - Rua Maria Lúcia Locher de Athayde - CIC
13 de março (segunda-feira) – Matriz – 15h30
Praça Oswaldo Cruz- Rua Brigadeiro Franco, 2.335 - Centro
14 de março (terça-feira) – Santa Felicidade – 15h30
Rua Santa Bertila Boscardin, 213
Versão estendida do espetáculo
Memorial de Curitiba
Dias 12, 19 e 26 de março (domingos), às 12h
R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco
Passeio Público
Dias 10, 11, 12, 17, 18 19, 24, 25, 26 e 31 de março (sextas-feiras, sábados e domingos), às 19h30
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n - Centro
Teatro da Vila – CIC
Dia 27 de março, às 10h30
Rua Davi Xavier da Silva, 451
Câmara Municipal de Curitiba
Dia 29 de março (quarta-feira), às 9h
R. Barão do Rio Branco, 720 - Centro
SMCS-PMC
0 Comentários