Os dispositivos que proíbem o serviço de mototáxi foram aprovados em 2016 pela Câmara Municipal de Curitiba

Os dois principais aplicativos de transporte atuantes em Curitiba, Uber e 99, começaram a oferecer corridas de moto. A 99, por exemplo, enviou email aos usuários, há exata uma semana, com dicas de segurança para os deslocamentos. O serviço, porém, é visto por muitos como ‘mototáxi’, o que é proibido por lei na capital paranaense.

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A disponibilização do serviço não passou despercebida na Câmara Municipal. Na última terça-feira (26), vereadores da Frente Parlamentar de Defesa dos Motoristas e Pilotos de Aplicativo de Carona e Entrega encaminharam requerimento à Prefeitura de Curitiba pedindo providências com relação ao serviço. “Mototáxi é um transporte irregular em Curitiba, além de perigoso”, disse o vereador Rodrigo Reis (União).

Na divulgação do serviço, a 99 faz algumas orientações:

  • O uso do capacete é obrigatório! Além disso, é ideal usar calça e calçados fechados;
  • Informe o motociclista parceiro(a) se você não tem experiência em andar de moto;
  • Antes de embarcar, certifique-se de que o motociclista parceiro(a) é o(a) mesmo(a) que aparece no app;
  • Sempre suba e desça da moto pelo lado esquerdo.

Já a Uber anuncia o serviço como “econômico” e com preços mais baixos em relação ao serviço normal, por carros.

Proibido

Os dispositivos que proíbem o serviço de mototáxi foram aprovados em 2016 pela Câmara Municipal de Curitiba. A norma foi incluída na lei 13.957/2012.

Procurada, a Urbanização de Curitiba (Urbs) reforçou a proibição. “Mototáxi é proibido pela Lei Municipal nº 14831/2016. Segundo a legislação, a multa administrativa prevista é de R$ 1.700,00. Em caso de reincidência, o valor da multa é aplicado em dobro”, informou.

A Banda B entrou em contato com a Uber e a 99 e aguarda retorno.

Vereador quer mudar

De iniciativa do vereador Zezinho Sabará (União), projeto quer alterar a lei municipal que atualmente proíbe a circulação de mototáxis na cidade. A proposição foi aprovada em maio, na Comissão de Constituição e Justiça.

Na justificativa, Sabará cita “a necessidade que o cidadão curitibano tem de agilidade e deslocamento, além de abrir mais esse mercado de trabalho e emprego para os profissionais mototaxistas”.