O programa Curitiba Mais Energia avançou com a assinatura do termo de compromisso para instalação de painéis fotovoltaicos na sede do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), no bairro Rebouças, nesta quarta-feira (21/6). O termo de compromisso foi assinado no Palácio Solar 29 de Março pelo prefeito Rafael Greca, o diretor-presidente do ICS, Tiago Waterkemper, e o presidente da Electromotive Energia Renovável Ltda, Alexandre Cirino dos Santos.
Na ocasião também foi lançado pelo prefeito o Clube de Benefícios ICS + Vantagens.
Greca disse que o ICS é um modelo de gestão e de apoio ao funcionalismo. “O Instituto vem sendo renovado com espaços totalmente modernizados e com os serviços otimizados e agora com os painéis fotovoltaicos, que vão resultar em custo zero em energia elétrica, como o telhado solar do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura. Nós queremos fazer o Sol como testemunha do futuro e do desenvolvimento de Curitiba", disse o prefeito.
Ele também citou os terminais Santa Cândida, Boqueirão e Pinheirinho e a Rodoferroviária, que também vão receber paineis fotovoltaicos pelo programa Curitiba Mais Energia.
- Terminal Pinheirinho terá obras para instalação de painéis fotovoltaicos do Curitiba mais Energia
- Módulos fotovoltaicos avançam na cobertura do terminal de ônibus e mudam paisagem no Santa Cândida
- De Família Folhas a Pirâmide Solar, Curitiba investe em ações ambientalmente corretas
Custo zero
Para o presidente do ICS, essa assinatura representa um marco na gestão pública do Brasil. “O ICS em seis meses terá uma usina fotovoltaica capaz de produzir 100% da energia consumida na sede do instituto. A implantação dos painéis fotovoltaicos terá custo zero para o ICS, pois o investimento estimado em R$ 1,8 milhão será pago com o valor economizado em energia”, garante Tiago.
O projeto desenvolvido pelo ICS integra um grande esforço do município por uma cidade neutra em emissões e resiliente ao clima, alinhado ao Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que inclui iniciativas como a Pirâmide Solar de Curitiba, o Palácio Solar 29 de Março e os painéis fotovoltaicos que estão sendo colocados em terminais de ônibus.
Presenças
Participaram do evento os secretários de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, e da Defesa Social e Trânsito, Pericles de Matos, a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal, e os administradores regionais Fernando Wernek Bonfim (Bairro Novo) e Rafaela Lupion (Matriz).
Curitiba Mais Energia
O Curitiba Mais Energia está entre as ações da cidade para mitigação das mudanças climáticas, listadas no Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), lançado no fim de 2020, resultado de estudos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O documento estabelece as diretrizes da cidade no setor.
O PlanClima conta com o apoio da Rede C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima – grupo que reúne cidades como Nova Iorque, Paris, Barcelona, Amsterdã, Yokohama e Estocolmo.
O objetivo das ações é tornar a cidade neutra em carbono, adaptada às mudanças climáticas e resiliente até 2050, alinhando-a às metas internacionais de enfrentamento do aquecimento global.
PMC - SMCS
0 Comentários