As ações inovadoras de sustentabilidade de Curitiba, que garantiram à capital o título de cidade mais sustentável da América Latina em 2022, são destaques neste fim de semana no maior jornal da Espanha, o El País. Em reportagem publicada neste domingo (25/6), o periódico detalha iniciativas pioneiras de Curitiba e também os avanços na preservação do meio ambiente que estão sendo promovidos pela gestão do prefeito Rafael Greca.
A matéria do jornal em espanhol mais lido do mundo é assinada pela jornalista Naiara Galarraga Gortázar, correspondente do periódico no Brasil, e traz entrevista com o prefeito Rafael Greca.
- Curitiba é a cidade mais sustentável da América Latina, aponta Corporate Knights
- De Família Folhas a Pirâmide Solar, Curitiba investe em ações ambientalmente corretas
- Curitiba é eleita uma das 7 Comunidades Mais Inteligentes do Mundo
Da Pirâmide Solar de Curitiba ao Bairro Novo da Caximba, a reportagem mostra que a capital está comprometida em mobilizar toda a socidade para a adoção de projetos que visam a recuperação do ambiente urbano, a redução de emissões de gases e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
O El País mostra também que, com programas como 100 Mil Árvores, seus 48 parques (o mais recente inaugurado neste fim de semana) e os primeiros testes dos ônibus elétricos para os novos Inter 2 e BRT Leste-Oeste, Curitiba está empenhada na adoção de ações ambientalmente corretas. A reportagem destaca, inclusive, que Curitiba já terá seus primeiros 70 ônibus elétricos em 2024.
Também são divulgadas na matéria ações pioneiras como os programas Lixo que não é lixo e Câmbio Verde, o calçadão da Rua XV de Novembro (que inspira o atual programa Caminhar Melhor), as estações-tubo e as canaletas exclusivas dos ônibus do transporte público (BRT).
A reportagem ainda ouviu representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e moradores da capital.
PMC - SMCS
0 Comentários