Em nota enviada à reportagem, a prefeitura orientou os manifestantes buscarem a Cohab
Dezenas de famílias participaram de um protesto em busca de moradia popular, na manhã desta terça-feira (15), no bairro Tatuquara, em Curitiba. Segundo informações obtidas pela Banda B, membros da ocupação Britanite, além de pessoas que vivem na Vila União, Vila Pontarola e Vila Ilha, se fizeram presentes. Em nota enviada à Banda B, a prefeitura orientou os manifestantes buscarem a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para cadastro – veja nota.
A manifestação, de acordo com os organizadores, foi organizada pela Frente de Organização dos Trabalhadores (FORT), que oferece assessoria de advogados e outros profissionais na área humanitária, para aliviar o sofrimento das famílias. Representantes públicos que apoiam a causa social também se fizeram presentes.
Segundo um dos coordenadores do FORT, Hemerson Moreira, são quase mil famílias que hoje vivem no Tatuquara e sofrem com a ameaças de despejo, além de não terem opção de onde morar.
A nossa preocupação é que essas famílias podem tornarem moradores de rua, pois elas não têm onde recorrer.
Hemerson Moreira, um dos coordenadores do FORT.
Já o padre Joaquim Parron, do SOS Combate à Fome, destacou que as famílias necessitam urgentemente do apoio do poder público para encontrar uma alternativa que evite que todos “sejam jogados às ruas”.
Nosso apoio é humanitário, oferecemos as cestas básicas, auxílio para conseguirem emprego, mas a moradia é a questão mais crítica no momento, afirma o padre.
padre Joaquim Parron, do SOS Combate à Fome.
Prefeitura de Curitiba
A reportagem da Banda B procurou a Prefeitura de Curitiba para obter um posicionamento sobre a reivindicação dos moradores. Em nota, o município buscou orientar os moradores da seguinte maneira:
Curitiba promove o acesso às moradias do programa habitacional do município para pessoas inscritas no cadastro da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), popularmente conhecido como Fila da Cohab.
Os atendimentos respeitam critérios preestabelecidos de acordo com faixa de renda e tempo de inscrição, com o objetivo de resguardar os diretos daqueles que já estão inscritos e aguardam atendimento.
Às famílias que têm interesse em acessar uma moradia, a Cohab orienta que efetivem a inscrição, que é a porta de entrada para os programas habitacionais de interesse social desenvolvidos em Curitiba. As inscrições podem ser realizadas pelo site da Cohab ou então em uma das agências espalhadas pelas dez administrações regionais.
Prefeitura de Curitiba.
0 Comentários