Dia mais quente do ano deve ser na segunda-feira (25) e temperaturas caem de forma brusca no dia seguinte


Se você acha que os últimos dias têm sido quentes em Curitiba saiba que ainda vai ficar pior. O pico da onda de calor que atinge a maior parte do Brasil ainda não chegou. As temperaturas vão aumentar nos próximos dias. Na capital paranaense, por exemplo, as máximas no início da próxima semana serão as mais altas do ano.

Curitiba com 38˚C? Pico da onda de calor deve ser no final de semana
Calorão incomum vai atingir a capital paranaense. Foto: Levy Ferreira / SMCS

No sábado (23), a mínima deve ser de 17˚C e a máxima de 33˚C em Curitiba. No domingo (24), a cidade deve registrar o dia mais quente do ano. A mínima é de 18˚C e a máxima de 37˚C. Na segunda-feira (25), a previsão do Simepar é que a temperatura fique ainda mais alta. A mínima é de 16˚C e máxima de 38˚C.

Oficialmente, a primavera tem início às 3h50 do sábado (horário de Brasília). Essa estação já começa com muito calor, o que é bastante incomum para o período e mesmo para padrões brasileiros, principalmente quando se trata de Curitiba, que é a capital mais fria do país.

Queda brusca no meio da semana

A instabilidade no tempo fica ainda maior se formos pensar que na terça-feira (26) haverá uma queda brusca de temperatura. A mínima é de 10˚C e a máxima é de 21˚C. Na quarta-feira (27), a mínima é de 10˚C e a máxima é de 14˚C. (Confira abaixo as previsões do Simepar)

Temperaturas altas em Curitiba no início da Primavera. Fonte: Simepar

Alerta vermelho para o calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para nove estados em razão da onda de calor que começou na última segunda-feira (17/9). A situação deve permanecer durante toda a semana. O alerta vermelho significa “grande perigo” em razão calor extremo.

As temperaturas podem ficar 5 °C acima da média para o mês nas seguintes localidades: Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Goiás e Tocantins. O alerta vermelho também aponta para um forte risco de acidentes e danos à saúde humana devido às altas temperaturas.

Muitas capitais devem passar dos 40°C. Em Cuiabá a máxima é de 43°C, o Rio de Janeiro tem máxima prevista de 41°C e Palmas pode bater os 40°C.