Nesta sexta-feira, 15, em Foz do Iguaçu, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou novamente que a tarifa zero no transporte coletivo se tornou uma pauta nacional e deve estar no centro dos debates dos pré-candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2024. "Com a utilização do que a empresa já paga no vale-transporte transfira essa contribuição para um fundo municipal de transporte coletivo. Este fundo vai custear a implantação e manutenção do sistema todo e da tarifa zero nas cidades", disse em entrevista à Rádio Cultura.


Romanelli, presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, acompanhou os debates da audiência pública sobre o PPA (plano plurianual) que prevê investimentos de R$ 250 bilhões nos próximos quatro anos. O deputado, que já coordenou uma audiência no legislativo sobre a proposta da tarifa. "O que a empresa gasta hoje com o vale-transporte, vai resolver uma parte considerável da mobilidade urbana nas cidades".


"O país tem que enfrentar esse debate. Há mecanismos e meios, é um tema que merece ser aprofundado. Parece impossível,  mas não é. Os outros países, investiram e investem pesado em sistemas públicos de transporte", disse Romanelli ao citar ainda que 81 cidades brasileiras - nove no Paraná - implantaram um sistema gratuito de transporte urbano.


A cidade de Caucaia (CE) - com 370 mil habitantes -, Maricá (RJ), 230 mil habitantes e Paranaguá (PR), com 150 mil moradores, mostra também que o sistema de tarifa zero pode funcionar em cidades maiores."Temos bons exemplos de estados que estão avançando. É um tema que merece ser debatido nesta pré-campanha dos pré-candidatos a prefeito".