Painelistas dividem suas experiências com a plateia. Fotos: Kiko Sierich/PTI
 
Na noite dessa segunda-feira (23), cerca de 100 pessoas acompanharam, no Centro de Recepção de Visitantes (CRV), o Painel “O diagnóstico não nos define", sobre o câncer de mama. O evento faz parte da programação do Outubro Rosa da Itaipu para chamar a atenção sobre os cuidados e prevenção da doença. A iniciativa é da área de Responsabilidade Social.
 
O encontro trouxe uma outra perspectiva sobre o câncer de mama. O objetivo foi ir além do tema “prevenção”, compartilhando diferentes experiências de mulheres que já tiveram ou têm o diagnóstico da doença, celebrar a força, a resiliência e a solidariedade das pessoas que enfrentam essa luta. 
 
Na abertura da cerimônia, o capelão Bruno deixou uma mensagem gravada em apoio à causa abraçada pela Itaipu. A superintendente de Responsabilidade Social, Fiorinda Pezzato, deu boas-vindas ao público, majoritariamente feminino, reforçando a importância de iniciativas de conscientização sobre o câncer de mama. 
 
Homenagem
 
Antes do início do painel, foi prestada uma homenagem à jornalista e ativista Ana Michelle Soares, conhecida como AnaMi, uma das maiores referências do movimento pela valorização dos cuidados paliativos no Brasil. 
 
Para a homenagem, foi utilizado um texto adaptado de Tom Almeida e Juliana Dantas. Ana Mi faleceu no dia 21 de janeiro de 2023, depois de doze anos de tratamento da doença. Uma das principais vozes do movimento paliativista brasileiro, ela lançou os livros “Enquanto Eu Respirar”, em 2019, e “Vida Inteira”, em 2020, ambos pela Editora Sextante.
 
Conscientização e troca de experiências a favor da vida.
 
Antes de perder a luta contra o câncer, ela escreveu uma lista de coisas para fazer antes de morrer. Nela, incluiu comer alguns pratos específicos e repetir experiências simples, como rever o cachorro e dormir mais uma vez em casa.
 
Painel
 
Em formato de bate-papo, o painel foi conduzido pela colega Luciany dos Santos Franco, da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social (RSIR.GB), e teve como painelistas Louise Liu Vargas de Oliveira e Maria Paula Pessoa Lopes Bandeira, do grupo “Paliativas”, criado por mulheres que passam por tratamento paliativo de câncer de mama. Regyna Maura Santos, capitã da equipe de remo Dragon Boat Flor de Lótus, formada por mulheres que superaram ou ainda passam pelo tratamento do câncer de mama, também participou. 
 
O painel inovou ao trazer uma abordagem realista de tudo o que envolve o diagnóstico do câncer de mama. Para a coordenadora do Programa de Incentivo e Equidade de Gênero, Erika Davies, da RS.GB, os relatos das painelistas fizeram com que o público, composto majoritariamente por mulheres que já enfrentaram o câncer ou estão em tratamento da doença, se identificassem com suas histórias e, principalmente, vislumbrassem quanta vida há, apesar de um diagnóstico.
 
De acordo com Erika Davies, o texto lido em homenagem a AnaMi sintetiza o painel, quando diz que não podemos nos curar da finitude. “Nada e nem ninguém até hoje foi capaz de reverter essa condição humana. O câncer de Ana Michelle não teria cura, mas Ana, sim. Ela traçou, de verdade, uma jornada de cura e de autoconhecimento. E ainda nos fez questionar a sério se temos mais dias de vida ou mais vida nos dias”.
 
 
E complementou: “Michelle seguiu o caminho da segunda opção. Tinha a consciência real da finitude e fazia cada minuto ser valioso. Não era um bate-papo de ajuda barata, era uma vivência pé no chão, de quem escolheu a lidar com o tempo. Era vida real, vida demais, que chegava a nos ofuscar os olhos". E complementou: “além da morte, ela tinha outra certeza - de que a cura transcende a biologia. E ela transcendeu.”
 
Ao final do evento, o público participou de um coquetel e fez o passeio Itaipu Iluminada, que ganhou as cores do movimento Outubro Rosa. Além dessa iniciativa, a empresa está promovendo a campanha Doe Lenços, Fortaleça Laços, para incentivar a doação do acessório que ajuda na autoestima das mulheres em tratamento de quimioterapia. A campanha vai até sábado (28).

Comunicação Itaipu