Os colegas Hélio Comachio e Dantas Cavinato Schumann, da Divisão de Manutenção Mecânica de Unidades Geradoras (SMMU.DT), nem sabiam, mas são famosos entre os visitantes do Centro Executivo da Itaipu. Autoridades que participam de reuniões no gabinete do diretor-geral brasileiro, Enio Verri, ficam diante de um quadro que retrata os dois em plena atividade. 

 
Curioso, Enio Verri quis conhecê-los. “Não podemos nos esquecer que quem de fato faz uma empresa são as pessoas, por isso, quis colocar no gabinete uma imagem que representasse isso”, disse Verri. “Este cumprimento, hoje, simboliza o reconhecimento a todos os empregados e empregadas que fizeram e fazem a Itaipu”.
 
O DGB e os empregados posam diante do registro feito pelo fotógrafo Rubens Fraulini. Fotos: Sara Cheida/Itaipu Binacional.
 
A foto foi tirada em 2016 pelo fotógrafo Rubens Fraulini, na época lotado na Divisão de Imprensa. “Ele nos retratou enquanto fazíamos reparos no sistema de resfriamento da unidade geradora U8, um trabalho que muitas vezes nos parece corriqueiro, mas que, ao vermos em um quadro, percebemos a dimensão importante que tem”, disse Dantas. “No dia da foto, nós vimos a movimentação dos colegas da Imprensa, mas estávamos tão concentrados no trabalho que não percebemos o registro, só fomos ver depois. E foi uma surpresa muito positiva”, contou Hélio.
 
Dantas é de Cascavel e trabalha na Itaipu desde 2013. Hélio (de óculos) é de Medianeira e está na empresa desde 2010. Ambos são técnicos em manutenção mecânica.
 
Em clima descontraído, eles conversaram sobre o trabalho que desempenham na Itaipu.