e acordo com a apuração feita pela Banda B, os trabalhadores foram contratados para executar uma instalação elétrica

Um trabalhador na área da construção civil procurou a Banda B nesta quinta-feira (21) para denunciar falta de segurança e um possível descaso por parte dos responsáveis de uma obra no Bairro Novo da Caximba, bairro localizado no extremo sul de Curitiba. Há dois dias, um operário morreu e outro ficou ferido em um grave acidente envolvendo uma gaiola.

trabalhador-cai-obra-caximba
Momento em que o SIATE socorre o trabalhador que ficou ferido neste acidente que matou um colega. Foto: Reprodução/Colaboração Banda B

De acordo com a apuração feita pela reportagem, os trabalhadores foram contratados para executar uma instalação elétrica. O denunciante, que não quis ser identificado, afirmou que os colaboradores envolvidos na fatalidade usaram uma máquina, que precisou sair do chão, mas que, naquele instante, não possuía amarras e/ou cintos de segurança.

Esses dois trabalhadores acabaram caindo após se desequilibrarem e a gaiola caiu em cima deles. Um morreu e outro foi socorrido com vida.

denunciante, que não quis ser identificado.

Ele lamentou a situação.

Uma irresponsabilidade total com vida, falta total da consideração da empresa, dos técnicos de segurança, dos encarregados em geral. Como tem altura, trata-se de um serviço que deve ter o mínimo de segurança e não tinha nada. Literalmente, não tinha nada.

denunciante, que não quis ser identificado.

Espaço Banda B – Prefeitura de Curitiba

A Banda B procurou a Prefeitura de Curitiba para obter um posicionamento sobre o assunto. Em nota, foi dito o seguinte:

A Prefeitura de Curitiba lamenta profundamente o acidente de trabalho ocorrido no fim da manhã desta terça-feira (19/12), na obra do bairro Novo da Caximba, envolvendo dois trabalhadores sob a responsabilidade da Sial Construções Civis Ldta, empreiteira vencedora do processo licitatório para a execução da obra.

A Prefeitura de Curitiba coordena e fiscaliza as obras e está acompanhando a apuração dos fatos e levantando as responsabilidades cabíveis de todos os envolvidos, além de ter notificado a empresa para que apresente informações sobre a ocorrência e as medidas que estão sendo adotadas para atendimento às vítimas e suas famílias.

Treinamentos e ações de prevenção de acidentes de trabalho são constantes e exigidos contratualmente pela Prefeitura de Curitiba para a execução das obras públicas.

Prefeitura de Curitiba.