Vice-prefeito Eduardo Pimentel e Procuradora Vanessa Volpi prestigiam cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR)  desembargador Sigurd Roberto Bengtsson - Curitiba, 02/02/2024 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
Vice-prefeito Eduardo Pimentel e Procuradora Vanessa Volpi prestigiam cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) desembargador Sigurd Roberto Bengtsson - Curitiba, 02/02/2024 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, prestigiou nesta sexta-feira (2/2) a cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para o biênio 2024-2025, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e do novo vice-presidente e corregedor, desembargador Luiz Osório Moraes Panza. 

Acompanhado da procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, Eduardo Pimentel parabenizou os desembargadores e destacou a parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Justiça Eleitoral para despertar a consciência cidadã nos estudantes. “A cidadania faz parte das lições que os estudantes aprendem em Curitiba”, disse Eduardo.

O desembargador Sigurd Bengtsson, natural de Curitiba, ingressou na magistratura em 1989, em Wenceslau Braz, como juiz substituto. Como juiz titular, atuou em Nova Londrina, Toledo e Curitiba. Em 2014, tornou-se desembargador.

Já o desembargador Luiz Osório Moraes Panza nasceu no Rio de Janeiro. Formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi nomeado juiz em 1990, com atuações em Campina da Lagoa, Santa Mariana, Medianeira e Curitiba. Desembargador desde 2010, o magistrado também é professor do curso de Direito das faculdades UniCuritiba e Opet.

A solenidade de posse foi realizada no auditório do edifício-sede do TRE em Curitiba e contou com a participação da banda Fora da Pauta e da banda da Polícia Militar do Paraná. 

O novo presidente destacou os principais eixos de atuação do seu mandato. Em seu pronunciamento, reforçou que sua gestão terá como um dos principais eixos a acessibilidade de pessoas com deficiência, com incentivos a candidaturas e à participação como mesários na eleição.

Como primeiro ato de seu mandato, o presidente nomeou a desembargadora Claudia Cristina Cristofani para o cargo de ouvidora da mulher. Em seguida, designou Andrea Fabiane Groth Busato para a presidência da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TRE-PR.

Bengtsson destacou ainda a criação do Núcleo de Diversidade e Inclusão da Justiça Eleitoral do Paraná e da Comissão de Enfrentamento à Desinformação.