Capacitação reforça resposta a incidentes com múltiplas vítimas na regional de Londrina

 Objetivo é unificar protocolos de atendimento, garantindo comunicação eficiente entre as entidades envolvidas e aprimorando a gestão dos socorros no local da ocorrência. Participam do curso 550 profissionais de diversas áreas. Na quinta-feira haverá uma simulação realística de acidente, com 40 pessoas atuando como vítimas.

Participam 550 profissionais de diversas áreas, incluindo equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), terrestre e aeromédico; do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, da Defesa Civil, das Companhias de Trânsito, da Polícia Científica, do Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil, além da Unidade Aérea Pública do Paraná e de serviços de saúde e ambulâncias privadas.

O evento, parte do programa de gerenciamento e qualificação de atendimento a Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMUV), ocorre até quinta-feira (15). “Este é o terceiro treinamento realizado pelo Estado, consolidando a parceria entre todas as entidades de salvamento”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “O trabalho conjunto fortalece a saúde pública do Paraná, que hoje conta com a Rede Samu em todo o território e com o suporte aeromédico abrangendo todas as regiões”, afirmou.

PRONTA RESPOSTA - Segundo o diretor de Planejamento da Atenção Especializada da Sesa e gestor da Unidade Aérea Pública (UAP), Vinícius Filipak, treinamentos periódicos são fundamentais para garantir a pronta resposta a incidentes de grande magnitude. “Eles envolvem toda a rede de saúde pré-hospitalar, incluindo Samu, Siate, concessionárias de rodovia, hospitais de referência e forças de segurança, podendo contar, eventualmente, com brigadas de emergência de empresas e outras instituições”, explicou.

Nos dois primeiros dias e na manhã de quinta-feira, os participantes participam de palestras sobre o tema. Já na tarde de quinta, uma simulação realística de acidente testará os conhecimentos adquiridos, com 40 pessoas atuando como vítimas.

O Comitê de Urgência e Emergência da 17ª Regional de Saúde de Londrina, em parceria com a Rede de Urgência da Macrorregião Norte, estruturou um grupo técnico para discutir e desenvolver uma capacitação baseada nos princípios do Sistema de Comando de Incidentes (SCI).

“O projeto foi aprovado e certificado pela Escola de Saúde Pública do Paraná, com a missão de capacitar todas as agências envolvidas no atendimento pré-hospitalar, além de reforçar o preparo dos serviços que integram os pontos de Atenção da Rede de Urgência do Estado”, ressaltou o gestor de Segurança Operacional da UAP de Londrina, Marcos Laurentino da Silva.

GALERIA DE IMAGENS

SECOM-PR


Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement