Ad Code

 


Nova concessão do transporte coletivo pauta debate na sessão desta segunda

 A convite da Comissão Executiva, os vereadores de Curitiba recebem o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.


Nova concessão do transporte coletivo pauta debate na sessão desta segunda

Revisão da Lei do Transporte, em discussão nas comissões da Câmara de Curitiba, também deve ser discutida. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na sessão plenária desta segunda-feira (11), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto. Conforme o prefeito Eduardo Pimentel já havia antecipado no começo da semana, na reabertura dos trabalhos em plenário, a ideia é que Ogeny apresente aos vereadores o andamento da modelagem da nova concessão do sistema de transporte coletivo da cidade, projeto que vem sendo desenvolvido com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). 

O presidente da Urbs também deve falar sobre a mensagem para revisar a Lei do Transporte Coletivo de Curitiba. Encaminhada à análise dos vereadores no fim de junho, a proposta recebeu pareceres positivos das comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Urbanismo e Meio Ambiente, nesta semana. Para que possa seguir para os dois turnos de votação em plenário, ainda é necessária a discussão pelo colegiado de Serviço Público. O projeto, entre outros pontos, estabelece o prazo máximo de 24 meses para a transição entre o contrato vigente e a nova concessão do sistema (005.00492.2025).  

De acordo com o pronunciamento de Pimentel na sessão plenária da última segunda, o prazo é de até 24 meses, mas “pode ser [de] 3 meses, 6 meses, 1 ano, porque, como é uma grande concessão, ela envolve uma transição”. Ainda conforme o prefeito de Curitiba, a nova concessão do transporte é o “principal desafio” e o “assunto mais importante” da atual gestão. Ele também assegurou uma “transição suave”, para que não haja interrupção do serviço essencial à população, e a manutenção do valor da tarifa paga pelos usuários. 

O requerimento reserva a sessão desta segunda na íntegra à fala do presidente da Urbs (054.00008.2025). A proposição é de autoria da Comissão Executiva, formada pelo presidente da Casa, Tico Kuzma (PSD); o primeiro-secretário, Bruno Rossi (Agir); e a segunda-secretária, Indiara Barbosa (Novo).

“A nova concessão do transporte coletivo é um tema de impacto direto na vida de todos os curitibanos, envolvendo não apenas a qualidade do serviço, mas também a sustentabilidade financeira do sistema e o desenvolvimento urbano, oferecendo uma oportunidade ímpar para transparência e esclarecimentos. A apresentação permitirá que os vereadores e, por extensão, a população, compreendam o que está sendo proposto, os desafios enfrentados e as soluções em estudo”, justifica o requerimento.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code