Prefeito Eduardo Pimentel, bispo Dom Peruzzo e juiz eleitoral Sigurd Bengtsson confirmaram presença na retomada das sessões da Câmara de Curitiba.
Registro da primeira sessão plenária de 2025, com a presença do prefeito e vice em plenário. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta segunda-feira (4), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) retoma a realização das sessões plenárias após o recesso parlamentar de julho. Não haverá votação de projetos nesta data, apenas nos dias posteriores, porque a sessão será dedicada à instalação do último período legislativo de 2025. Como já é tradicional nestas ocasiões, haverá a presença do prefeito Eduardo Pimentel, do vice Paulo Pimentel e de outras autoridades. O bispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Sigurd Roberto Bengtsson, já confirmaram a vinda.
No primeiro semestre, a nova composição da CMC bateu diversos recordes de produtividade, triplicando o número de projetos de lei protocolados e quintuplicando as moções aprovadas em plenário, por exemplo. De janeiro a junho, a Câmara de Curitiba realizou 63 sessões plenárias, nas quais foram votadas 75 propostas legislativas, das quais 71 foram aprovadas, 3 foram adiadas e 1 foi rejeitada pelos vereadores. Chegaram ao plenário 21 projetos de lei de autoria da Prefeitura de Curitiba e 2 da Comissão Executiva da Câmara de Curitiba, o que significa dizer que 70% das novas leis curitibanas tiveram origem no trabalho parlamentar dos representantes eleitos pela população da capital do Paraná.
O Regimento Interno da CMC estabelece que cada legislatura tem a duração de quatro anos, sendo dividida em quatro sessões legislativas. Cada sessão, por sua vez, possui dois períodos – de 1º de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 20 de dezembro. A cerimônia desta segunda-feira, portanto, marca a porção final do primeiro ano da 19ª legislatura da Câmara de Curitiba. Todo o expediente recebido durante o recesso foi encaminhado de acordo com o trâmite regimental, com sugestões e pedidos de informação, por exemplo, sendo despachados ininterruptamente durante julho. Restaram apenas os requerimentos que dependem de deliberação do plenário e que serão votados a partir de 5 de agosto.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Imprensa - Câmara Municipal de Curitiba
0 Comentários