Ad Code

 


Os bastidores e os favoritos na OAB pela vaga no TJ

 Na eleição da lista sêxtupla da OAB do Paraná tudo pode acontecer, inclusive o imponderável. Nesta sexta, os 16 candidatos serão sabatinados

A OAB do Paraná define nesta sexta-feira (15) os seis advogados que vão seguir na disputa por uma vaga de desembargador(a) no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ).

Serão arguidos nesta sexta os 16 candidatos inscritos na disputa pelo cargo e, após esta etapa, a lista sêxtupla será formada para posterior envio ao TJ — que por sua vez, vai restringir a três concorrentes para a livre escolha do governador Ratinho Junior.

Desde que as candidaturas foram deferidas, no mês passado, os concorrentes iniciaram uma jornada de visitas aos conselheiros espalhados por todo o Estado. Nos últimos três dias, o Blog Politicamente conversou com algumas fontes, dentre elas votantes, candidatos e advogados, que ajudam a jogar luz na disputa interna dentro da OAB paranaense.

A primeira incerteza dentre tantas numa eleição, é a questão da paridade. Comenta-se que a votação pode seguir este critério tendo como resultado prático a escolha de três homens e três mulheres para as seis vagas. Pode parecer um detalhe, mas tem muitos candidatos de olho nisso — uns que podem se beneficiar e outros que julgam prejudicial à disputa sob o argumento de que são 10 homens e seis mulheres.

A “relação candidato/vaga”, cita um dos candidatos a desembargador, muda com a questão da paridade, já que a concorrência entre “eles” seria mais acirrada pelo número de inscritos. Mas uma fonte bem informada da OAB informa que tal critério não deve prosperar neste pleito. Aguardemos.

Independentemente de paridade ou não, o advogado Francisco Zardo é praticamente unanimidade quando se trata da lista sêxtupla. A presença dele, e com boa votação, capaz até de alcançar o maior número de votos, é citada por quase todos os ouvidos pelo Blog Politicamente. O desafio dele, porém, cita uma fonte sob condição de anonimato, será as fases posteriores: dentro do TJ e também junto ao governador. Mas Zardo é tido como um forte postulante.

Por outro lado, a questão da divisão de vagas entre mulheres e homens pode ser determinante para a entrada de Letícia Ferreira — ex-procuradora-geral do Estado — no rol dos seis escolhidos pela OAB. Na disputa feita em 2023, Letícia era tida como favorita por conta do apoio do governo do Estado. “Foi justamente isso, que deixou ela de fora há dois anos”, relembra uma fonte.

Letícia continua com o apoio do Estado e segue com a máxima de que “se entrar na lista sêxtupla da OAB será a próxima desembargadora do TJ”. Assessores muito próximos do governador Ratinho Junior entraram em campo, até de forma ostensiva, disparando whatsapp para tratar sobre a eleição da OAB — mensagens estas mostradas por mais de uma pessoa ao Blog Politicamente com a condição de não mostrar o print da conversa.

Mas um dos conselheiros votantes confidenciou que viu mudanças da Letícia Ferreira candidata de 2023 e a de 2025. “Ela apresenta um conhecimento técnico, conhece as questões do governo e, de certa forma, desmanchou a ideia de uma candidatura chapa branca”. Muitas das pessoas ouvidas pelo Blog apontam a presença de Letícia na lista sêxtupla. Assim como há dois anos, seria uma surpresa se a ex-procuradora-geral ficasse de fora novamente.

Caso a expectativa se confirme em torno de Letícia, a grande maioria dos candidatos considera que a disputa será encerrada, por conta da grande proximidade dela com o governador Ratinho. Foi ela, por exemplo, cita uma fonte palaciana, quem desenrolou a questão jurídica da Ponte de Guaratuba — uma das obras mais citadas e comentadas por Ratinho e considerada até o grande legado da gestão.

O ponto negativo é justamente o afastamento da atividade da advocacia — tão pontuada pelas pessoas consultadas sobre o pleito.

Mas há gente correndo por fora. O desembargador eleitoral do Tribunal Regional do Paraná José Rodrigo Sade, por exemplo, acelerou e ganhou bons pontos com os conselheiros durante a jornada de visitas e pode pintar na lista sêxtupla.

O advogado Harry Francoia Junior é outro candidato muito forte — e, com excelente trânsito junto ao Tribunal de Justiça, é presença quase certa na lista dos escolhidos da OAB. Conta com a simpatia e o apoio de deputados estaduais influentes que podem ajudar na última e derradeira etapa: com o governador Ratinho Junior. O principal entrave tem nome e sobrenome: Letícia Ferreira.

Dentre as mulheres, Renata Ceschin Melfi de Macedo e Helena de Toledo Coelho estão bem cotadas — ambas já figuraram em disputas anteriores sempre com boa votação. Se prevalecer a questão de paridade, são dois nomes certos na sêxtupla.

Até aqui, já foram mencionados seis nomes fortes que estão muito bem ranqueados na bolsa de apostas. Mas existe um problema. Todos estes citados são da capital e é impossível descartar uma candidatura competitiva vinda do interior do Estado. Alguns nomes começaram bem esta corrida eleitoral, mas perderam força — citam fontes consultadas pelo Politicamente.

Se Paulo Giovani Fornazari, de Cascavel, e Paulo Rogério Tsukassa de Maeda, de Londrina, arrancaram com força, na reta final que ganhou fôlego foi Luís Augusto Polytowski Domingues, da cidade de Irati. Seria o candidato com chances de fazer bonito na capital.

Agora durante as horas de conversa com as fontes, histórias pitorescas vieram à tona. Como uma candidata, de um grande escritório de advocacia, que fez uso de um avião particular para deslocar pelo Estado para visitar os conselheiros.

E ainda, outra advogada que faz questão de mencionar a proximidade com Michele Bolsonaro durante o papo com os votantes. Um deles, aliás, não resistiu e disse à candidata ser diametralmente contra o ex-presidente da República e declarou simpatia as ideias de pensadores de esquerda. Ou seja, com este voto a candidata não pode contar.

É importante frisar que numa eleição tudo pode acontecer, inclusive o imponderável.

Confira os nomes dos 16 inscritos, em ordem alfabética:

  1. Francisco Augusto Zardo Guedes
  2. Gustavo de Camargo Hermann
  3. Harry Francoia Junior
  4. Helena de Toledo Coelho
  5. José Rodrigo Sade
  6. Leticia Ferreira da Silva
  7. Luís Augusto Polytowski Domingues
  8. Nelson Pietniczka Junior
  9. Paulo Giovani Fornazari
  10. Paulo Rogério Tsukassa de Maeda
  11. Rafaela Aiex Parra
  12. Rafaela Vialle Strobel Dantas
  13. Renata Ceschin Melfi de Macedo
  14. Sandro Marcelo Kozikoski
  15. Thiago Paiva dos Santos
  16. Vanessa Massaro


Do BP

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code