
Na semana que antecede ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado no dia 9 de dezembro, o Ministério Público do Paraná participou de duas agendas envolvendo o tema.
O Grupo Nacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (GNDOET), que hoje é comandado pelo procurador-geral de Justiça do Paraná, Francisco Zanicotti, liderou uma operação para prevenção e repressão de fraudes e práticas ilícitas no mercado de combustíveis.
A ação, que mobilizou MPs de vários estados, mirou irregularidades tributárias e econômicas que geram prejuízo direto ao consumidor e aos cofres públicos. No Paraná, equipes vistoriaram 20 postos de combustíveis em Curitiba, Região Metropolitana, Londrina e Maringá.
Paralelamente, na última sexta-feira (5), o MP paranaense sediou um encontro que reuniu especialistas de todo o país para discutir o futuro da Defesa do Patrimônio Público. O encontro do Grupo Nacional de Defesa do Patrimônio Público (GNPP) serviu para a alinhar novas formas de atuação no enfrentamento à corrupção, discutir caminhos para qualificar o combate à improbidade e apresentar estratégias para proteger o dinheiro público.
Além da troca de experiências, o Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa do MP do Paraná apresentou métodos aprimorados de investigação e, principalmente, como tem incorporado ferramentas de inteligência artificial na análise de casos envolvendo patrimônio público.
%20(1200%20x%20300%20px)%20(1200%20x%20150%20px).gif)

0 Comentários